Existe um antigo mito envolvendo o coelho: de que eles amam comer cenoura. Essa ideia é passada logo na infância graça ao Pernalonga. O personagem, um coelho do desenho animado da Warner Bros, estava sempre acompanhado do legumes, criando a imagem de que todos os coelhos adoravam o alimento como ele. 

O que você precisa saber antes de adotar um coelho?

No entanto, a realidade é bem diferente da mostrada nas animações. A cenoura está longe de ser a comida preferida do coelho . Apesar de não ser a predileção alimentar, pode ser incluída na dieta, mas na medida certa. Essa raiz tem muitos açúcares e, se ingerida em excesso, pode causar danos no fígado e intestino, além de fazer o roedor engordar e ter problemas dentários.

O coelho não gosta de cenoura da forma que foi apresentada pelo Pernalonga
reprodução shutterstock
O coelho não gosta de cenoura da forma que foi apresentada pelo Pernalonga

Origem do mito

A lenda de que coelho gosta de cenoura é bem mais antiga do que se imagina. Aparentemente o grande culpado desse mito é o ator Clark Gable, protagonista do filme "Aconteceu Naquela Noite" de 1934. O longa-metragem não fala de coelhos ou qualquer animal, mas durante uma cena o galã da época mastiga uma cenoura. 

Para quem não sabe que pet adotar, o coelho pode ser uma boa companhia

Os cartunistas do Pernalonga se divertiram muito com esse episódio e resolveram parodiar. Então, criaram um coelho que gosta de comer cenoura. Por causa do sucesso do desenho, se espalhou pelo mundo a ideia que ganhou força ao longo dos anos de que os roedores amam cenouras.

Mas se o coelho não gosta de cenoura o que ele come?

O coelho é um animal herbívoro, ou seja, apenas se alimenta de vegetais. Feno e ração são a base da dieta, e devem estar sempre a sua disposição. O dono também pode oferecer outros produtos diariamente para incrementar a refeição, como alface roxa, escarola, espinafre, folhas de beterraba, agrião e rúcula. Ocasionalmente também é interessante dar alguns legumes, como cenoura e abobrinha, além de frutas, como pera, banana, ameixa e maça.

A dieta dos coelhos é composta principalmente por vegetais
reprodução shutterstock
A dieta dos coelhos é composta principalmente por vegetais

Adicionando todos esses tipos de alimentos estará fornecendo vitaminas, cálcio e outros nutrientes essenciais. Jamais componha as refeições com apenas um tipo de comida, como a cenoura, pois o roedor apresentará déficits nutricionais graves.

A fêmea engravidou? Saiba como cuidar dos filhotes de coelho

Em relação à quantidade, deverá ser de acordo com o tamanho do corpo do coelho. Lembre-se de consultar um veterinário para te ajudar a construir o cardápio corretamente, garantindo assim uma dieta saudável e equilibrada. Não se deixe influenciar por mitos da televisão e do cinema quando se trata da saúde do seu bichinho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!