Afiar as unhas é um comportamento natural para os felinos. Portanto, um dono que adota um bichinho para a família deve tomar uma série de cuidados especiais para garantir a saúde do pet - tais como investir em arranhadores e árvores para gatos. Mesmo assim os bichanos podem acabar danificando a mobília da casa e até mesmo machucando pessoas. As unhas postiças para gatos surgiram como uma alternativa para evitar esse problema.

Leia mais:  Unhas de gato: saiba como cuidar e mantê-las aparadas

Existem uma série de motivos que tornam as unhas postiças uma opção melhor que os procedimentos de remoção de unhas para gatos. Essas operações consistem em amputar a última falange dos dedos dos animais, o que pode causar muita dor para o bichano e o privar para sempre de seu meio de defesa natural. 

O que são as unhas postiças para gatos?

Feitos de polímero vinílico ou silicone, esses acessórios são basicamente uma "capa de proteção" transparente para os dedos dos gatos. Eles são produzidos sob medida e tem um peso extremamente reduzido, fazendo assim com que o apetrecho não incomode o animal - que na maioria dos casos sequer nota a sua existência. Por possuir as pontas arredondadas, a unha postiça permite que o pet ande, brinque e até mesmo arranhe normalmente sem causar danos em pessoas e objetos.

As unhas postiças para gatos podem ser encontradas em diferentes cores no varejo.
Reprodução/ Shutterstock
As unhas postiças para gatos podem ser encontradas em diferentes cores no varejo.


No varejo é possível encontrar o produto em diversas cores diferentes - essa é apenas uma característica estética e não altera em nada o seu funcionamento real. O seu preço costuma variar entre R$ 5,00 e R$ 30,00. 

Como escolher as unhas postiças?

Assim como a produzida para humanos, a unha postiça felina possui diferentes tamanhos. Entretanto, essa variação não se dá por quesitos estéticos, mas sim para que o material se encaixe corretamente nos dedos do pet. Diferentes marcas podem dar nomes diferentes para os tamanhos dos produtos, mas geralmente costumam ser esses:

  • Filhotes:  Esse tamanho se encaixa em gatos com cerca de 5 meses de idade e com até 2 quilos;
  • Pequenas:  Para gatos de 5 meses (com o peso entre 2 e 4 quilos) pertencentes a raças grandes ou com o crescimento acelerado;
  • Médias:  Esse tamanho é destinado para animais que pesam entre 4 e 6 quilos. 
  • Grandes:  Para pets acima de 6 quilos. 

Caso voc ê esteja em dúvida se o acessório cabe nos dedos do seu animal, experimente encaixar a unha sem aplicar nenhum tipo de cola. Caso o tamanho não se mostre ideal, não aplique o produto. 

Confira a validade do acessório na embalagem antes de efetuar a compra, cada unha postiça costuma poder ser usada por cerca de 4 a 6 semanas, entretanto, em gatos mais ativos o produto pode expirar em 2 semanas.

Veja também: Soluções para fazer seu gato parar de arranhar os móveis

Como colocar as unhas postiças no gato?

A maioria das marcas geralmente inclui um kit completo contendo um cortador de unhas para felinos e uma cola especial. O recomendado é que o procedimento seja realizado por duas pessoas, de modo que uma mantenha o animal calmo enquanto a outra aplica o produto. 

  1. Corte a ponta da unha do gato. O ideal é que isso seja feito no dia anterior à aplicação para que não cause estresse no pet.
  2. Limpe o cortador, as unhas postiças e as unhas do gato com álcool. Não exagere na quantidade do produto para não causar irritações no animal.
  3. Preencha um terço da unha postiça com a cola especial. 
  4. Pressione levemente a pata do gato para que as suas unhas fiquem totalmente a mostra. Então, deslize o acessório sobre esta de modo que fique bem justo. Certifique-se de remover o excesso de cola para que ela não se espalhe para os pelos do pet.
  5. Mantenha o gato calmo e sem se mover por de 5 a 10 minutos para que a cola seque. 

Quando terminar, recompense o pet com guloseimas.

Antes de aplicar as unhas postiças, corte a ponta das unhas do gato.
Reprodução/ Shutterstock
Antes de aplicar as unhas postiças, corte a ponta das unhas do gato.


Verifique semanalmente o estado das unhas, com o crescimento elas podem enrolar e machucar as almofadas plantares do pet. Também observe a adaptação do gato com o produto, caso ele se mostre incomodado comece as aplicando apenas nas unhas da frente. É natural que com o tempo o acessório caia sozinho, caso isso não ocorra corte as pontas da unha postiça, quebrando assim o selo da cola. 

Leia mais:  É seguro pintar as unhas dos animais de estimação?

As unhas postiças para gatos não são tóxicas e, caso sejam ingeridas, saem nas fezes. Elas podem ser pintadas usando esmaltes especiais. Mas, a melhor opção é sempre adestrar e educar o animal a não estragar móveis ou arranhar pessoas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!