Quando um cachorro lambe alguém costumam dizer que é uma forma de demonstrar carinho pela pessoa, beijar. Mas a verdade não é bem essa, existe um motivo e os cães que têm mania de lamber pés podem desenvolver até mesmo uma obssessão, independente do fato dos dedos em questão terem acabado de sair de um tênis suado ou do chuveiro. 

Qual o motivo para os cachorros adorarem lamber pés?
Reprodução
Qual o motivo para os cachorros adorarem lamber pés?


+Feira de adoção realizada por Luisa Mell tem fila, mas poucos animais adotados

Então o que significa o cachorro lamber pés ? Lamber é um comportamento multipropósito para esses animais, por isso o motivo por trás pode ser difícil de identificar. O ato serve para coletar informações, cominicar, se alimentar e até mesmo liberar endorfinas, hormônios que causam bem estar, no organismo. Além disso, as mães lambem seus filhotes para conseguir limpá-los, ajudá-los a começar a respirar e estimular a digestão dos recém-nascidos. Em turnos, os filhotes irão lamber o rosto de suas mães para demonstrar submissão.

+Vídeo de cão tentando consolar criança chorando é a melhor coisa que verá hoje

Então por quê alguns escolhem exatamente os nossos pés?  


A verdade é que cada cachorro provavelmente possui as suas próprias razões para essa preferência pelos os pés. Pode ser que o comportamento esteja sendo reforçado pelo dono, que presta atenção e dá carinho enquanto ele o faz. É bem provável que na primeira vez que o animal teve essa atitude o tutor reagiu de uma forma que o agradou. 

Pode ser que para o animal de estimação, represente uma forma de deixar o dono "mais arrumado" ou dizê-lo que é submisso a ele. Outra opção é a forma de manutenção social para os cachorros. Para eles é como se algum amigo estivesse trançando o seu cabelo ou fazendo as suas unhas, ele está mostrando o seu amor cuidando de sua pele, dos pés nesse caso. 

Mas os motivos não são apenas de amor e carinho. O animal pode lamber para tentar se acalmar em um momento que se sinta tenso e estressado - como foi explicado acima, o ato de lamber libera endorfinas no cérebro dos cães, e por isso eles se sentem bem.

Ás vezes é o que está no pé que conta, quanto mais suado estiver melhor. Os veterinários alegam que uma alta porcentagem dos cachorros que têm o hábito de lamber possuem problemas gastrointestinais primários, aqueles que acometem os órgãos do sistema digestivo, como intestino, estômago, esôfago e cólon, e os órgãos acessórios da digestão, como o pâncreas e também a visícula biliar. Assim, existe a possibilidade do animal estar tentando repor um nutriente mineral em falta no seu organismo. 

O que precisa ser feito?

Dar um fim a essa mania é simples, não dê atenção para o animal quando ele estiver fazendo isso. Puní-lo não é a solução, isso pode acabar piorando se o caso fora a tentiva do alívio de stress, mas mostrar que outras atividades como brincar com a bolinha é tão legal quanto funciona. 

 Se o comportamento de lamber for compulsivo, e o seu cachorro não estiver entendendo que você não quer mais que ele faça isso, marcar uma consulta com um veterinário ou especialista em comportamento animal de confiança pode ser uma boa ideia. 

+Cadela entra para o Guinness Word Records por ter a maior língua do mundo

A parte boa é que os donos não precisam ficar muito alarmados, já que na maioria das vezes esse comportamento de lamber pés não é algo que incomoda muito e dificilmente representa um problema mais grave. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!