Você é um bom corredor? Pesquisas sugerem que, teoricamente, seres humanos conseguem correr a mais de 60 km/h, mas a média das pessoas consegue realmente correr de 12 a 24 km/h.

+Mergulhador tem peixe como melhor amigo e o encontra todos os dias há 30 anos

Talvez você pense que isso não é tão pouco, mas a verdade é que correndo nessa velocidade nunca conseguiríamos chegar nem perto de alcançar nenhum dos animais mais rápidos do mundo. Muitos animais conseguem correr muito mais do que nós - alguns deles sendo predadores. Descubra nessa matéria qual é o animal mais rápido do mundo!

Falcão Peregrino


Pássaros possuem uma certa vantagem quando o assunto é velocidade, por razões óbvias. O falcão peregrino é particularmente rápido, capaz de alcançar velocidades de 320 km/h, o que faz com que ele seja um predador fenomenal. Quando ele não está atrás de uma presa ele não voa tão rápido, mas isso não faz diferença nenhuma a suas vítimas. Ele continua sendo o animais mais rápido do mundo na hora de caçar.  

Fragatas


Essa ave espetacular  faz qualquer um se sentir bastante lerdo por comparação. Ela pode alcançar velocidades de 150 km/h - muito mais rápido do que você costuma a dirigir. Essa ave possui as asas mais compridas do mundo e podem ficar no ar por períodos muito longos. Ás vezes esses pássaros não tocam o chão por mais de uma semana. Rápido e durável!

Peixe-vela


Qual é o animal marinho mais rápido de todo o mundo? Essa honra é concedida ao peixe-vela, que pode alcançar velocidade de 109 km/h - outra vez mais rápido do que você costuma estar quando dirigindo seu carro. Você consegue imaginar um peixe correndo ao lado de seu veículo e conseguindo alcanlçá-lo sem dificuldades? Ele é realmente um animal marinho muito rápido!

+Você sabe quais são os maiores animais do mundo?

Cheetah


 Quando o assunto é a corrida por terra, a cheetah é obviamente a vencedora. Esse animal é na verdade só um pouco mais rápido do que o próximo da lista, a antilocarpa, e consegue alcançar velocidades de 98 km/h. Esse record foi estabelecido por uma cheetah de 11 anos de idade no ano de 2012 chamada Saraj. Diferente da maioria dos outros animais nesta lista, a cheetah é também uma predadora. Ela representa uma ameaça séria aos outros animais dessa lista que habitam as mesmas áreas geográficas que ela, pois eles com certeza serão parte da dieta da Cheetah.

A cheetah é um animal que corre por pequenas distâncias, e não por longos caminhos, mas ela combina agilidade com rapidez em corridas de ataque mortais. Cheetas também são aceleradoras muito rápidas, e conseguem aumentar suas velocidades quatro vezes mais rápido do que os seres humanos conseguem. Elas também conseguem parar muito rapidamente. Também é interessante notar que a rapidez e agilidade da cheetah não é combinada com a força. A cheetah é bastante frágil e irá perder na maior parte das lutas com outros predadores. Como resultado, elas irão rapidamente se render e entregar suas presas a seus competidores. Uma cheetah machucada pode não ser capaz de correr rapidamente, o que pode colocar sua vida em um sério risco.

Antilocapra

A post shared by Craig Steele (@craigsteeleaz) on


A antilocapa chega em segundo lugar entre os animais terrestres mais rápidos. Ela consegue correr mais rápido do que a maior parte de seus predadores, e alcança velocidades que podem chegar a 96 km/h. É interessante também saber que a antilocarpa na verdade não é um antigo antílope, e é nativa da América do Norte. Isso parece indicar que ela evoluiu sua rápida corrida em algum momento sob a ameaça de algum predador que agosra já se encontra extinto, talvez a cheetah americana. 

A antilocarpa possui um número de adaptações especiais que permitem que elas funcionem em altas velocidades, incluindo dedos pontudos e forrados para absorver o impacto, e órgãos bem grandes que a ajudam com o controle da respiração.

Gnu-de-cauda-preta


Outro animal terrestre que consegue ser bastante rápido é o gnu-de-cauda-preta. Eles não são tão rápidos quato a cheetah ou a antilocarpa, mas ainda assim são bastante impressionantes, chegando a alcançar velocidades de 80 km/h.  

Leão


Infelizmente para o gnu-de-cauda-preta, um leão consegue correr tanto quanto ele. Leões podem perseguir suas presas também em uma velocidade de mais ou menos 80 km/h, fazendo com que eles sejam predadores extremamente mortais - o que não é nenhuma novidade para ninguém.

+Sabia que esses animais brasileiros correm risco de extinção?

Gazela-de-thomson


Essa é uma outra criatura na mesma categoria que o gnu-de-cauda-preta e o leão, sendo igualmente capaz de correr em velocidades que chegam aos 80 km/h. Perseguições entre leões, cheetas e gazelas podem ser bastante intensas, como resultado de todos serem bons corredores. Infelizmente para a gazela-de-tomson, ela é a presa preferida das cheetas, o animal terrestre mais rápido que existe.  

Lebre-comum

A post shared by @hamiltonfarm_er on


Um dos menores animais que irão aparecer na lista é a lebre-comum. Essa pequena criatura consegue correr extremamente rápido, alcançando velocidades de 75 km/h. A famosa fábula da lebre e da tartaruga realmente não estava errada. Lebres são realmente criaturas rápidas demais, e elas são capazes de ganhar da maior parte dos animais quando o assunto é corrida.  

Uapiti

A post shared by John Lewton (@john_lewton) on









Na verdade existe uma boa quantidade de animais que conseguem correr mais rápido do que o uapiti, mas ele merece uma menção nessa lista por ser muito maior e menos leve do que animais como a gazela-de-thomson ou a antilocarpa. Uapitis conseguem ser bastante grandes, mas seu tamanho e estrutura corporal não devem te enganar. O uapiti é capaz de correr em velocidades que chegam aos 72 km/h. Nunca deixe um uapiti zangado. Se ele resolver começar a correr atrás de você, ele vai ganhar.

Como é possível notar, existem alguns animais impressionantemente rápidos na terra, mas também no mar e nos ares. Esses animais marcantes mostram os mais diferentes modos que criaturas encontraram para se adaptar e cumprir o seu papel de predador ou herbívoro. Enquanto nós podemos nos encontrar no topo da cadeia alimentar graças as nossas invenções e ferramentas, nós somos facilmente derrotados quando o assunto é velocidade. Muitas dessas criaturas conseguem ser tão rápidas quando os carros que nós construímos para conseguirmos nos mover de um local para o outro em um passo razoável. 

+Conheça os animais com os maiores tempos de gestação do mundo


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!