Para um animal ser de raça, é preciso que seus antecedentes tenham as mesmas características, isso faz com que toda a linhagem desse animal seja "pura", ou seja, sem nenhuma mistura durante os cruzamentos. Isso vale também para o gato de raça. 

Mais:  Conheça a Munchkin, raça do gato anão

Se ocorrer miscigenação, a "pureza" da geração do felino se perde, pois um gato de raça se caracteriza por não ter mistura alguma a não ser com a propria espécie, transmitindo todas as características presentes na linhagem. Isso faz com que toda família seja igual.

A raça se determina pela linhagem pura dos antecedentes do felino
shutterstock
A raça se determina pela linhagem pura dos antecedentes do felino

Para que o animal receba o selo de pedigri, é preciso comprovar que todos seus antecedentes tenham a linhagem "pura", para que ele possa então ser reconhecido. Mas, visualmente, é muito difícil identificar visualmente a diferença do vira-lata para o de raça. Eles são muito semelhantes. É preciso uma busca na genealogia do seu gato.

Hoje em dia, é muito difícil existir felinos totalmente "puros", pois os cruzamentos entre eles ocorrem sem se preocupar em manter a linhagem. Além disso, diversas raças novas de gatos surgiram por conta da miscigenação de espécies, mas por conta disso, um animal cuja linhagem genética contém diversas raças já pode ser considerado um vira-lata. Na verdade, os vira-latas só surgiram por conta dessa mistura.

Mais:  Afinal, gato pode beber leite ou não?

Os vira-latas

O nascimento de gatos vira-latas aumentou consideravelmente, a ponto de ser chamado pelos veterinários de “pelo curto”, pois a característica que predomina nesse animal é a pelagem curta.  Na maioria das vezes, os olhos desses gatos parecem com a cor do pelo.

No Brasil, os gatos vira-latas são os mais populares entre donos. Dados de uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia relata que 80% dos gatos que vivem em casas brasileiras entram no perfil de SRD (Sem Raça Definida).

A mistura desses felinos é sem limites, nunca se sabe como ele irá nascer, já que nenhum animal anterior é igual ao atual. Não dá nem para se basear e tentar adivinhar qual será seu visual. Normalmente, a pelagem curta e o tamanho médio são características marcantes, mas alguns podem apresentar pelos mais longos.

Ser vira-lata não interfere em nada no gato
Reprodução
Ser vira-lata não interfere em nada no gato


Características de um gato vira-lata

Em quesito comportamento, o vira-lata normalmente é tão educado e obediente quanto um gato de raça. Não há razões para achar que uma espécie ser mais raivosa ou desobediente que a outra, a fará ser classificada como SRD. 

Por precisarem sobreviver a seleção natural, os gatos vira-latas podem ser mais fortes e mais saudáveis, mas não é regra. Lembre-se que isso não é uma razão para diminuir os cuidados com os SRD. Eles precisam, como qualquer outro gato, ir ao veterinário frequentemente e tomar todas as vacinas necessárias, o que garante a sua saúde e longevidade.

Os gatos vira-latas e suas designações

  • Gato Doméstico de Pelo Curto: com uma pelagem bem curta, o que o faz ser comparado com o British Shorthair ou com o American Shorthair. De acordo com a história, ele foi trazido para o continente americano por peregrinos, para controlar a população de roedores dentro dos navios. Por isso, possui um grande instinto de caça, mas também é um animal ideal para se ter em casa.
  • Gato Doméstico de Pelo Longo: possui uma pelagem volumosa, que costuma ser abundante. Ele precisa ser escovado todos os dias. Embora os primeiros gatos vira-latas domésticos tenham sido os Pelo Curto, o gato de Pelo Longo já convive com pessoas há um bom tempo. Ao longo da miscigenação, houve uma mutação na linhagem do Pelo Curto, isso fez com que o pelo crescesse. Segundo estudos, isso deve ter acontecido em regiões frias, para o pelo ajudar os animais a se protegerem de um ambiente hostil. Alguns especialistas sugerem que isso tenha ocorrido no leste da Turquia ou na Rússia.

Veja também:  Gata dá à luz embaixo da árvore de Natal e dona ganha o melhor presente de todos

Não importa se você possui um gato de raça ou vira-lata, isso é apenas uma determinação geneanológica, porque no final ele sempre será seu gatinho e você o amara independente de qualquer coisa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!