Colocar música para cachorros ouvirem pode ser divertido, mas será que são todos os gêneros que agradam os pets? Uma pesquisa recente da organização protetora dos animais SPCA Escocesa e da Universidade de Glasgow mostrou que a música pode afetar os cães, de forma positiva ou não. Além disso, também sugeriu que os animais têm preferência por estilos mais tranquilos e menos barulhentos, como reggae e rock leve.

Leia mais:  Cãozinho curioso prende a cabeça na roda de um carro nos EUA

Música para cachorros tem de ser leve e tranquila, segundo estudo
Reprodução/ Pinterest
Música para cachorros tem de ser leve e tranquila, segundo estudo





Para fazer o teste, os cientistas tocaram várias canções de estilos diferentes, como rock leve, motown, pop, reggae e clássico, para os animais em um canil em Dumbarton, na Escócia. Ao colocar música para cachorros , a equipe notou mudanças psicológicas e comportamentais.

As alterações positivas foram observadas quando eram tocados reggae e rock leve, apesar de cada cachorro ter seu próprio gosto musical, segundo o professor Neil Evans. "Em geral, a resposta para diferentes gêneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os humanos, nossos amigos caninos têm suas próprias preferências musicais", explicou Evans a BBC News.

Música para cachorros: saiba quais gêneros musicais agradam os pets
Reprodução/ Pinterest
Música para cachorros: saiba quais gêneros musicais agradam os pets




O interessante é que os cães passavam "significativamente mais tempo deitados e menos tempo em pé" quando alguma música era tocada, independente do gênero, segundo os pesquisadores. Outra observação é que essa tendência dos cães ficarem deitados também levou à uma redução dos batimentos cardíacos e do estresse dos animais, deixando-os mais calmos.

A estudante de pós-graduação Amy Bowman, participante do estudo, explicou a análise: "Nós estávamos interessados em explorar os efeitos de tocar diferentes gêneros de música. Estava claro que as mudanças psicológicas e comportamentais observadas eram mantidas durante o teste, quando os cachorros foram expostos a uma variedade de músicas."

Veja também:  Crianças preferem animais de estimação a irmãos, diz estudo



Depois de acessar esses resultados, a organização de defesa dos animais SPCA Escocesa pretende investir em sistemas de som para seus canis, a fim de fazer os cachorrinhos mais felizes. "Nossos centros em Glasgow e Edimburgo têm capacidade para tocar música nos canis hoje", afirmou Gilly Mendes Ferreira, da SPCA Escocesa.

E parece que projetos de música para cachorros vão ser ampliados para outros lugares, além de o estudo poder ser feito com outros animais também. "No futuro, todos os centros serão capazes de oferecer aos nossos amigos de quatro patas uma lista de músicas aprovadas por cães. E há o objetivo de expandir essa pesquisa para outras espécies sob nossos cuidados."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!