Uma grande preocupação dos tutores na hora de viajar é o local onde vão deixar os seus animais de estimação

Opções como o hotel para animais e o Day Care são uma apção para os donos que desejam viajar ou não podem ficar com o animal em casa por um período
shutterstock
Opções como o hotel para animais e o Day Care são uma apção para os donos que desejam viajar ou não podem ficar com o animal em casa por um período

A forma como os animais de estimação são tratados hoje em dia é muito diferente do que se via antigamente, quando eles representavam algum tipo de trabalho  como a proteção da casa ou o impedimento da proliferação de outros animais não desejados, como os ratos. Com isso o mercado pet investiu nos mais variados serviços para atender aqueles que passaram a ser considerados um membro da família.  Dentre elas estão o hotel para animais e os Day Cares que trouxeram para os tutores mais conforto, segurança e tranquilidade para realizarem viagens e compromissos em que o amigo de quatro patas não pode estar presente.

Mas a grande preocupação que gira em torno dos animais de estimação faz com que os donos tenham muitas dúvidas em relação a esses estabelecimentos e sempre fiquem com um pé atrás na hora de contratá-los. O primeiro passo para escolher a melhor opção de hotel para animais , é conhecer bem o bichinho. Pets mais agitados e que precisam de constantes gastos de energia devem ficar em lugares que proporcionem isso a eles (com agilitys e piscinas). Da mesma forma, os animais mais calmos, que precisam de um ambiente adequado para a sua rotina. 

É importante saber se o hotel para animais será capaz de proporcionar ao bichinho tudo o que ele precisa
shutterstock
É importante saber se o hotel para animais será capaz de proporcionar ao bichinho tudo o que ele precisa


Outras dicas

Prefira lugares com câmera, onde você possa acompanhar o animal de estimação 24h por dia, ou então, que possa receber informações diariamente de como está sendo o dia do seu amigo. Peça indicações para conhecidos que já utilizaram o serviço e pergunte qual foi o nível de satisfação. 

Faça uma visita antecipada para verificar as condições do local, como limpeza, higienização, iluminação, cuidados, manejo do animal. Pergunte se o animal ficará preso ou solto e todas as outras dúvidas que tiver, prestando bastante atenção na forma como elas estão sendo respondidas. Enquanto isso, tente reparar no tratamento dos funcionários com os hóspedes. 

Feito tudo isso e escolhido o local, faça um teste antes de viajar  para saber como o animalzinho se adaptará a esse novo ambiente. Deixe ele pelo menos dois dias no local enquanto estiver por perto, apto para atender a qualquer emergência. Dessa forma, você vai garantir que o local é realmente seguro e terá uma tranquilidade maior durante a viagem. 

Para que o animal fique mais à vontade, uma dica é deixá-lo no hotel para animais com algum pano ou cobertinha com o cheiro dos donos e da própria casa. Além disso, evite despedidas calorosas, pois essa atitude dos donos deixa o animal mais ansioso e isso atrapalha na sua adaptação ao novo ambiente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.