Uma pesquisa publicada pelo jornal científico PLoS One garante que os cachorros pensam apenas neles em todos os momentos

Os cachorros sempre foram vistos como sendo o melhor amigo do homem  e os gatos como animais independentes que não dão muita atenção e carinho para os seus donos. Mas o resultado de um estudo publicado pelo jornal científico PLoS One pode estar indo de encontro com esse pensamento. A experiência feita com 24 cães revelou que todos eles possuem característica egoísta, ou seja, pensam apenas neles mesmos na maior parte do tempo. 

Um estudo comprovou que os cachorros preferem brincar a ajudar seus donos, comprovando uma característica egoísta
Reprodução Pinterest
Um estudo comprovou que os cachorros preferem brincar a ajudar seus donos, comprovando uma característica egoísta

Uma pessoa egoísta que só fala de si mesma e não liga para o que os outros pensam ou dizem é considerada chata e, geralmente, possuem poucos amigos. Como então é possível que os cachorros, amados por tantos, possuem essa mesma característica? 

Para a pesquisa os cães foram colocados em uma sala com 3 diferentes grupos de objetos. O primeiro deles composto por coisas importantes para os humanos, como notebooks, que eles estavam acostumados a vê-los usando. O segundo formado por brinquedos e coisas de interesse dos animais. E o terceiro por objetos sem significado. 

Então os pesquisadores entraram na sala fingindo procurar pelo objeto importante. Os cachorros, mesmo sabendo do desespero por achá-los e do local onde eles estavam, preferiram levar ou mostrar os objetos do segundo grupo para eles. Dessa forma os animais não se mostraram dispostos a ajudar e tiveram uma atitude egoísta. 

O resultado da pesquisa, então, foi que na hora em que as pessoas precisam os cães não são totalmente dispostos a ajudar e continuam interessados na própria diversão. É como se eles nem mesmo estivessem prestando atenção no que está acontecendo ao redor. 

Claro que isso é apenas uma pesquisa. Quem tem um melhor amigo canino em casa sabe que nem todos possuem essa característica egoísta e quando o dono está em um dia ruim costumam ser muito carinhosos na tentativa de alegrá-los. Além disso, a alegria, fidelidade e companheirismo dos cães, são dificilmente encontrados nas pessoas. Por isso eles acabam passando por cima desse egoísmo e conquistando a todos. Talvez essa preferência pelos brinquedos seja porque os animais não estejam treinados para desempenhar determinadas funções, isso pode ser modificado por meio do adestramento .



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.