Pulgas e carrapatos são um problema muito comum nos bichinhos de estimação. Com a chegada da estação da primavera , isso pode ser ainda mais frequente, devido ao aumento da temperatura, fazendo com que eles se proliferem.

Com a quarentena do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a atenção e o cuidado com esse problema podem acabar sendo prejudicados, já que com a diminuição de passeios, os pais e mães de pet podem pensar que será mais difícil os bichinhos adquirirem esses parasitas.

Cães e gatos podem ser infectados com a febre maculosa pelo carrapato-estrela
Shuttersock
Cães e gatos podem ser infectados com a febre maculosa pelo carrapato-estrela

Porém, de acordo com a veterinária Daniela Baccarin, da MSD Saúde Animal, o que muitos donos não sabem é que eles também podem ser os responsáveis por trazer as pulgas e os carrapatos para casa e que também podem se infectar com os bichinhos.

"Protegendo os pets contra pulgas e carrapatos, estamos protegendo também a nossa família, porque muitas doenças transmitidas por esses parasitas, são zoonoses, ou seja, afetam o ser humano também, como por exemplo, a Dipilidiose, a Doença da Arranhadura do Gato e a Febre Maculosa", explica.

Você viu?

Além disso, algumas doenças graves podem ser adquiridas pelos animais se os tutores não derem atenção ao problema. "Quando pensamos em prevenir as infestações por pulgas e carrapatos, não é apenas pelo desconforto que esses parasitas causam aos nossos animais, mas porque podem transmitir diversas doenças, como por exemplo, verminoses e as famosas “doenças do carrapato”, que podem levar a complicações graves, podendo inclusive causar a morte de animais", conta a veterinária.

Sintomas que indicam que o pet está com pulgas e carrapatos

  • Coceira intensa
  • Lambedura excessiva
  • Perda de pelo em grande quantidade
  • Alteração de comportamento do animal que pode se mostrar mais inquieto
  • Aparecimento de pontos avermelhados na pele

Como lidar com esse problema?

Primeiramente, Daniela reforça que é importante que quando o tutor notar qualquer alteração dessas no pet, levá-lo até o médico veterinário. Apenas ele fará a orientação correta e o melhor tratamento, garantindo a saúde e o bem-estar do pet. Mesmo assim, há fatores os quais o dono pode fazer para evitar maiores problemas.

Para proteger o pet e a família, o tutor deve escolher um produto que mate rapidamente as pulgas e os carrapatos, antes que coloquem seus ovos, ou seja, o produto deve ter uma ação rápida. Além disso, sua eficácia deve ser duradoura e se manter alta durante todo o período de tratamento, pois somente dessa forma conseguiremos quebrar o ciclo de vida desses parasitas, evitando a proliferação. 

"Não podemos apenas tratar o animal e não levar em consideração a infestação ambiental, pois dessa forma, nunca conseguiremos resolver o problema", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!