Entre os diversos cuidados necessários com os cachorros um dos mais importantes é o com a pele. São os dados do Radar Vet que afirmam isso. A pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Veterinários (SINDAN) revelou que 32% das idas de cães ao médico veterinário são por motivo de doenças dermatológicas

Doenças dermatológicas são muito comuns em cachorros
Shuttersock
Doenças dermatológicas são muito comuns em cachorros

As doenças de pele  mais comuns em cães são resultado de ectoparasitas e alergias . "Elas são normalmente causadas por falta de hidratação, limpeza adequada e sensibilidade da pele que fazem com que bactérias, fungos e ácaros se proliferem na pele e pelo causando coceira, lesões e queda dos pelos. Além disso, alguns animais possuem atopia, uma alergia sem causa específica que pode ser de alimentos, shampoo, produtos de limpeza, pó e até pólen das flores", explica Natália Gouvêa, veterinária da clínica Soft Dogs e Cats. 

Leia também:  O cachorro com coceira pode estar com hipersensibilidade alimentar

Por isso, além de manter todos os cuidados de higiene é preciso sempre dar uma olhada na pele do cachorro para que sinais clínicos de possíveis doenças não passem  despercebidos. Um bom momento de fazer essa "vistoria" é na hora do banho - mesmo que o animal vá ao pet shop, já que os profissionais desse tipo de estabelecimento devem ser treinados para reconhecer e informar aos donos sobre problemas como otites, tumores, ectoparasitas e dermatites. 

Mas, claro, prevenir que o pet desenvolva uma doença dermatológica é sempre a melhor opção. Para isso a Dra. Natália dá algumas dicas: "alimento de boa qualidade, banhos frequentes e utilização de um shampoo de hidratação, além de secar bem os pelos e dedos, mas sempre com atenção para não queimar a pele com secador muito quente. Já para os que possuem propensão a dermatites alérgicas indico a utilização de ômega 3 que ajuda a manter a integridade da pele". 

Banho com shampoo hidratante é uma das formas de prevenir doenças dermatológicas em cães
Shuttersock
Banho com shampoo hidratante é uma das formas de prevenir doenças dermatológicas em cães

Juliana Trigo, analista técnica Pet da Ourofino, empresa integrante da COMAC, alerta que para cães de pelo longo a escovação diária é muito importante. Outros pontos para ficar atento são arranhões, feridas e limpeza do ouvido, recomendando-se o uso de soluções apropriadas para higienização.

O ideal é que caso qualquer alteração for percebida (per se coçando muito, queda de pelo ou lesões na pele) um veterinário seja procurado. "Será feito um exame dermatológico para a escolha do melhor tratamento, que varia de acordo com a causa da dermatite", explica Natália. 

Leia também: Causadores da dermatite canina podem ser encontrados dentro de casa

Dicas para o banho em casa

Alguns donos preferem dar banho no cachorro em casa, eles precisam ter alguns cuidados. Juliana dá quatro dicas para que tudo corra da melhor maneira. 

  • A escovação antes retira os pelos mortos, os nós e sujeiras da pelagem, facilitando a limpeza;
  • Pets peludos precisam ser esfregados no sentido em que os pelos crescem, diminuindo a chance da formação de nós;
  • O condicionador deve ser aplicado no sentido dos pelos e retirado após alguns minutos;
  • Um pedaço de algodão em cada ouvido ajuda a evitar contato com a umidade, responsável pelo aparecimento de otite. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!