Quando Rafael Gonzalez Arce teve que se mudar da Costa Rica para o Brasil não foi nada fácil. O gerente médico de oncologia deixou sua mulher e dois dos três labradores em seu país natal para poder trabalhar aqui. Quem veio junto foi Avy, sua cadela, e que desde sempre fez um grande papel na prevenção de doenças cardíacas em seu tutor.

Leia também: Paralisia do carrapato em animais: prevenção, sintomas e cuidados

labrador e tutor
Divulgação
Rafael e labrador fêmea Avy que ajuda a prevenir doenças cardíacas


Rafael é triatleta, e sempre se exercitou bastante, mas ao mudar para o Brasil sua rotina ficou mais corrida, e Avy o mantém rígido em seus treinos. “O labrador tem muita energia que precisa gastar. Como eu moro em prédio, durante a semana eu costumo acordar cedo para caminhar com ela e depois levá-la à creche”, conta. “Quando volto do trabalho, costumo sair com ela de novo, e aos fins de semana também. Acho que caminho com ela entre 2-3 km por dia (45 min/dia).”

Com certeza, se não fosse por Avy e pelos outros cães que estão na Costa Rica, Rafael seria mais sedentário. “Acho que a responsabilidade de cuidar do meu cão me fez melhorar meus hábitos, como ser mais ativo, com os outros cães que eu tenho na Costa Rica, eu costumava treinar minha corrida, era muito legal tê-los como meus colegas no esporte”, diz o profissional.

Leia também: Pet ficando escuro em volta dos olhos? Pode ser lágrima ácida

Segundo ele, a companhia de Avy aqui no Brasil fez melhorar tanto sua condição física como emocional. “Você fica contente quando compartilha momentos com seu cão. Sou uma pessoa mais ativa, prefiro subir escadas a usar o elevador”, revela. Dessa forma ele consegue mais disposição para fazer suas tarefas, além de ter mais energia para conhecer pessoas novas quando sai com a cadela durante o dia.

Labrador fêmea Avy
Divulgação
Labrador fêmea Avy


A importância do pet na saúde dos humanos já foi comprovada bem antes de Rafael adotar Avy e os outros labradores . Estudos mostram que quem tem um animal de estimação tem uma saúde cardiovascular melhor, e pensando nisso diversas empresas, como a farmacêutica Novartis, promovem Pet Days no  local de trabalho, trazendo diversos cães para que os colaboradores se sintam mais descontraídos e considerem ter um animal de estimação em casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!