Pequenos e fofinhos, os hamsters têm ganhado espaço nas casas brasileiras. Porém esse pet precisa de alguns cuidados especiais, principalmente com sua dieta. Certos alimentos podem causar até câncer neles, e por isso o veterinário Jorge Morais, fundador da Animal Place, explica quais comidas são proibidas para esse bicho.

Leia também: Não faça em casa! Os erros cometidos por donos de hamster

“Não devemos oferecer ao hamster alimentos cítricos ou com elevada acidez, tais como: laranja, abacaxi, limão, uva, e evitar abacate e sementes de maçã. Aliás, recomendo sempre de retirar as sementes das demais frutas”, cita Jorge. Além disso, batata e mandioca, alho, cebola, aipo, orégano, rabanete, salsa e manjericão também são vetados para a alimentação do pet .

Hamster comendo cenoura
shutterstock
Hamster comendo cenoura


O grande vilão para esses pets é o milho. Apesar de parecerem benéficos, esses grãos podem trazer graves consequências à vida do nosso animal de estimação. “Esse cereal é extremamente prejudicial por ser causador de tumores nos roedores ”, completa.  Por fim, Jorge ressalta que nunca se deve dar alimentos industrializados aos hamsters . “Isso faz muito mal a esses pets pelo excesso de sal e gordura trans e açúcares.”

Além de câncer, o pet pode ficar  indisposto e suscetível a infecções e doenças que se aproveitam da baixa imunidade do animal para se manifestarem. “Caso o hamster coma por acidente alguma das comidas proibidas, procure um veterinário o mais rápido possível, principalmente no caso de ingestão de alimentos condimentados e/ou processados”, finaliza Jorge.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!