Quando um dono se depara com o seu cachorro vomitando ração, é comum que ele culpe o alimento pelo ocorrido. A qualidade do produto, assim como o tipo e tamanho dos grãos podem sim levar o pet a regurgitar o alimento. Entretanto, as principais razões tem raízes comportamentais.

Leia também: Cachorro vomitando? Saiba as possíveis causas e o que precisa ser feito

Um cachorro vomitando ração provavelmente ingeriu o alimento de maneira errada, de modo que não conseguiu o segurar no seu estômago. Essa prática é mais comum em animais filhotes, mas pets de todas as raças e idades estão suscetíveis a sofrer esse mal.

Por que meu cachorro está vomitando a ração?

Um cachorro vomitando ração pode desenvolver problemas sérios de saúde caso não seja tratado.
Reprodução/ Shutterstock
Um cachorro vomitando ração pode desenvolver problemas sérios de saúde caso não seja tratado.


O cão está comendo muito rápido

Na grande maioria dos casos, o cãozinho gosta tanto da ração (ou está a disputando com outros animais) que acabam ingerindo muito rápido. Isso faz com que o pet engula muito ar e que ração chegue ao seu estômago mal mastigada. Essa combinação de grandes bolos de alimento e muito ar faz com que o cachorro sinta um mal estar intenso, o levando a regurgitar. Tente separar o animal de outros pets no momento da alimentação, de modo que diminua a sua ansiedade.

A ração não é adequada para o animal

O tipo e tamanho da ração também pode influenciar no vômito do pet. Cachorros filhotes precisam comer grãos mais pequenos e maleáveis, de modo que os seus dentes ainda mal formados consiga quebrar o alimento e o engolir com eficácia. Existem diversas marcas e tipos de produtos voltados especialmente para animais filhotes no mercado. Um médico veterinário também poderá dar boas recomendações sobre qual ração comprar.

Leia também: Cachorro vomitando amarelo? Saiba por quê

O pet é muito guloso

Geralmente os animais têm consciência de quanto alimento irá caber em seus estômagos. Entretanto, produtos secos, como grande parte das rações no mercado, podem inchar na barriga do pet quando está sendo digerido. Isso faz com que o seu volume aumenta, obrigado o pet a vomitar a sua comida.

Verifique as informações nutricionais do alimento e consulte um especialista, ele poderá te indicar qual é a dosagem ideal para o seu pet.

A transição alimentar não foi feita corretamente

Sempre quando for mudar a marca ou tipo de ração do animal é preciso ter cuidado. Uma alteração repentina na alimentação também pode fazer com que o pet vomite. Para evitar isso, misture quantidades crescentes do novo alimento com quantidades decrescentes do antigo.  Esse processo deverá durar sete dias.

Leia também: Cachorro vomitando espuma? Saiba as possíveis causas e tratamentos

O cachorro vomitando ração intensamente e/ou constantemente pode sofrer graves danos à sua saúde. Nesses casos, procure imediatamente um médico veterinário!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!