Os donos se preocupam diariamente com a saúde do seu bichinho, principalmente quando se trata da alimentação. É muito importante escolher a ração ideal para o pet, garantindo assim que ele receba todos os nutrientes necessários para ter boa qualidade de vida. No entanto, é importante ficar atento também se a alimentação oferece todas as vitaminas para cachorro. 

Leia mais:  10 plantas venenosas para cães e gatos que são comuns em jardins e praças

É importante escolher a ração certa para o cão receber todas as vitaminas necessárias para garantir uma boa saúde
Reprodução Pinterest
É importante escolher a ração certa para o cão receber todas as vitaminas necessárias para garantir uma boa saúde

Fala-se pouco sobre elas, por isso é normal os donos terem dúvida sobre. Porém, as  vitaminas para cachorro  exercem o mesmo papel que as vitaminas humanas. Elas nada mais são do que micronutrientes necessários para o dia a dia.

No nosso caso, alimentos e cápsulas garantem as vitaminas que precisamos. Na situação dos cães, existem diversas rações ou alimentos que contém tais nutrientes, basta saber onde eles estão e quais eles precisam, pois devem estar presente na dieta do pet.  

Por que o cachorro precisa de vitaminas?

Para quem não conhece, as vitaminas são um composto orgânico que ajudam o corpo a funcionar corretamente, como no processo digestivo, de crescimento e de desenvolvimento. Elas são indispensáveis se deseja ter uma boa saúde e qualidade de vida. É por isso que é muito importante oferecê-la na dieta do animal. 

Quando o pet deixa de ingerir certas vitaminas, ele pode desenvolver doenças e problemas de saúde graves, por exemplo, artrite, problemas ósseos, falta de energia, problemas digestivos, perda dos pelos, doenças bucais, dor nas articulações, fraqueza do sistema imunológico, entre muitas outras doenças. 

Os veterinários recomendam a ingestão de vitaminas e a forma mais simples e adequada de conseguir isso é oferecendo alimentos orgânicos e naturais. A grande maioria é rica em vitaminas e pobres em químicos e outro elementos dispensáveis. Garantindo todos os nutrientes, o cão terá uma saúde forte e uma vida duradoura. 

Veja também:  Você sabia que seu pet também precisa escovar os dentes? Entenda mais

Conheça as vitaminas necessárias

Um cachorro precisa de treze tipos diferentes de vitaminas. Elas são necessárias para a saúde, pois ajudam o organismo a funcionar corretamente e contribuem para o combate de doenças. Confira quais são.

As vitaminas para cachorro são importante para o pet ter boa saúde e qualidade de vida
reprodução shutterstock
As vitaminas para cachorro são importante para o pet ter boa saúde e qualidade de vida
  • Vitamina A: contribui para o crescimento do pet, cria resistência para doenças e melhora a visão. É encontrada no fígado, ovos e óleos de fígado de peixe. 
  • Vitamina B1: contribui para o funcionamento correto do sistema nervoso e metabolismo enérgico, sendo encontrado em cereais, levedura e farelos. 
  • Vitamina B2: melhora o metabolismo dos aminoácidos e das gorduras. Ela é encontrada no leite, leveduras e cereais. 
  • Vitamina B3: fígado e leveduras são ricos dessa vitamina e ela ajuda a melhorar o metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina. 
  • Vitamina B4: ajuda na proteção do fígado e contribui para o metabolismo das gorduras. É encontrada principalmente nos ingrediente naturais. 
  • Vitamina B5: contribui para a integridade dos tecidos, sendo encontrada nos peixes, laticínios, arroz e fígado. 
  • Vitamina B6: encontrada no leite, leveduras, cereais e peixes, essa vitamina ajuda no metabolismo de proteínas, gorduras, ferro e glicídios. 
  • Vitamina B12: ajuda no metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina. É encontrada nos peixes, laticínios e fontes de ferro. 
  • Vitamina D: beneficia na formação óssea, na transmissão dos impulsos nervosos, na correta coagulação do sangue, na ação muscular e melhora na absorção de cálcio pelo organismo. É encontrada no óleo de fígado de peixe, ovos e Sol. 
  • Vitamina E: ajuda na formação de glóbulos vermelhos, previne a patologia muscular e serve como antioxidante. Essa vitamina esta presente nos leite e ovos. 
  • Vitamina H: encontrada em leveduras e ingrediente naturais. Ela ajuda no metabolismo dos glicídios, lipídios e protídeos. Também contribui para a integridade dos tecidos. 
  • Vitamina K: ajuda o sangue na coagulação e formação de crostas protetoras. Esta vitamina encontram-se nos peixes, fígado e grão. 
  • Vitamina PP: encontrada em leveduras, peixes, ovos e cereais, ela contribui para manter e melhorar a integridade dos tecidos. 

Saiba mais:  Florais e medicamentos fitoterápicos podem ajudar na saúde dos pets

O recomendado é que o cão receba todas essas vitaminas através da alimentação, de forma mais natural possível. Porém, caso isso não aconteça, é possível recorrer às vitaminas em forma de suplemento para preencher a lacuna deixada pela ração.  

Vitaminas sintéticas

Apesar de geralmente não ser recomendado o uso de vitaminas sintéticas, às vezes elas são úteis e necessárias. É o caso de quando o cão está doente e precisa de certa vitamina imediatamente para se curar. Em situações assim, as sintéticas são muito eficazes, já que agem mais rápido no organismo, contribuindo melhor para o tratamento do animal. 

No entanto, com exceção de casos de saúde, o melhor é o uso de vitaminas naturais. Elas tem efeito a longo prazo, são mais satisfatórias e o corpo do cão aceita sem problemas, mesmo quando oferecidas em excesso. 

As vitaminas sintética só devem ser dadas em situação específicas, como quando o pet está com problemas de saúde
reprodução shutterstock
As vitaminas sintética só devem ser dadas em situação específicas, como quando o pet está com problemas de saúde

É preciso muito cuidado com as vitaminas sintéticas quando ministradas para cães saudáveis. Se ela for oferecida em demasia, o corpo não sabe absorver apenas o necessário, então ele terá que lidar com aquela quantidade exorbitante. Isso pode oferecer riscos à saúde do pet, algo que dono nenhum deseja. Por isso, tenha cautela quando precisar dar vitaminas sintéticas. 

Você sabia que os pets também têm diabetes? Entenda a doença e como tratá-la

Consulte um veterinário

Antes de administrar qualquer tipo de vitamina, é importante consultar um veterinário. Ele fará uma avaliação no cachorro para determinar quais vitaminas ele carece e precisa. Tal análise é importante porque nutrientes em excesso podem prejudicar mais do que ajudar. Lembre-se que o importante é sempre o equilíbrio. As vitaminas para cachorro precisam contribuir para a melhora da saúde e não causar problemas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!