Nem todo mundo sabe, mas os cães e gatos também podem ser acometidos por inúmeras doenças, em comum com os humanos, as chamadas zoonoses. Apesar do câncer de mama não ser uma enfermidade transmissível e muito menos uma simples contaminação, ele também se desenvolve em outros mamíferos , como as cadelas e gatinhas.

+Fique atento às principais doenças de gatos

O autoexame é importante também em animais, a fim de diagnosticar o câncer de mama ainda nos primeiros estágios
Reprodução/ Shutterstock
O autoexame é importante também em animais, a fim de diagnosticar o câncer de mama ainda nos primeiros estágios

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, pelo menos 45% das cadelas são atingidas por esse tumor, assim como 30% das gatas sofrem com o mesmo problema - em especial quando já idosas. Mas é possível identificar ainda nos primeiros estágios e realizar um tratamento mais eficaz e em tempo de curar o pet. Para isso, a melhor maneira é realzar um autoexame e apalpar o corpo do animal de forma sentir possíveis nódulos do câncer de mama

Como fazer o autoexame

Esse exame é muito importante para descobrir um possível tumor ainda no início e evitar um desenvolvimento muito avançado. Porém, nem toda gata ou cadela vai deixar ser tocada tranquilamente, por isso escolha um momento de carinho e calmaria. Sabe aqueles minutinhos de afagos na barriga? Aproveite para sentir entre as mamas e nelas mesmas - sendo 5 pares nas cadelas e 4 nos felinos. Mas faça isso cuidadosamente, sem força ou apertões.

Se notar alguma protuberância,  bolinha e partes do corpo mais duras, procure um veterinário o mais rápido que puder. Quanto mais cedo é dado o diagnóstico, maiores as chances de se recuperar e ficar totalmente curado, evitando inclusive a quimioterapia.

Para saber mais sobre como tratar a doença e os sinais avançados do câncer de mama em cadelas, leia:  Como agir em relação ao câncer de mama em cadelas


undefined
Reprodução/ Shutterstock

Câncer de mama em cadelas e gatas pode ser diagnosticado cedo

Outubro Rosa

Essa é uma campanha que visa conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama e foi criada e assim chamada em 1997, em Nova York (Estados Unidos). A cor rosa do laço representa não só esse movimento, como também incita a participação de empresas, entidades e da própria população. A ideia é sinalizar a importância do autoexame e do diagnóstico precoce  a fim de aumentar as chances de cura da doença. 

E com as cadelas e gatinhas não poderia ser diferente: essa questão merece reforço e quando se trata de saúde animal o cuidado deve ser redobrado. Afinal nossos pets não falam e nem sempre expressam dores e incômodos - até porque, o tumor é uma complicação silenciosa e muitas vezes sem sintomas.

+Conheça as principais doenças de cachorros, a prevenção e o tratamento delas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!