A higiene bucal do seu pet é muito importante no combate de algumas doenças; confira tudo sobre

Idealmente, limpar os dentes do cachorro deveria ser um exercício diário. Esse processo deveria ser feito em uma rotina assim como passear com o seu cachorro ou dar comida a ele. Uma vez por dia é o suficiente. 

Com quanta frequência é precisa limpar os dentes do cachorro?
Reprodução
Com quanta frequência é precisa limpar os dentes do cachorro?


+Receber lambidas de cachorro traz riscos para a saúde?

Em cachorros mais novos, escovar os dentes ainda é importante, mas o cuidado diário não é sempre necessário. A frequência da escovação de dentes é muito dependente de alguns fatores, incluindo:

 Idade: cachorros mais velhos irão precisar de muito mais cuidados com os seus dentes, pois os problemas se acumulam com o passar dos anos.

Raça: raças que têm tendência para mordida errada irão normalmente desenvolver acúmulo de placa em seus dentes antes do que outros cães.

Tamanho: cachorros pequenos são notórios por terem problemas dentários desde cedo, então eles realmente precisam de mais cuidado com os seus dentes e  com a escovação.

Dieta: cachorros alimentados com comida enlatada irão ter mais acúmulo de comida do que os cachorros que têm uma dieta baseada em ração.

Tempo de mastigação: a quantidade de tempo de mastigação é crucial pois os cachorros que mastigam mais materiais duros (brinquedos, ossos, etc) são menos propensos a ter cáries. Isso acontece pois o ato de mastigar é abrasivo e irá retirar a placa e a sujeira dos dentes.

+Cachorro lambendo a pata sem parar? Entenda os motivos e o que fazer

Por quê limpar os dentes do meu cachorro é tão importante?

Acredite ou não, higiene dental rotineira é um dos aspectos mais esquecidos entre os donos de cachorros. Muitos donos não escovam os dentes de seus cachorros regularmente - e por essa razão, doenças dentárias são alguns dos problemas mais prevalentes em todas as raças de cachorros.

Posso usar a minha pasta de dentes para limpas os dentes do meu cachorro?

Não. A pasta de dentes para seres humanos contém fluoreto, uma substância que é tóxica para os cães. Felizmente eles fazem pastas de dentes só para os caninos.

E se eu não conseguir escovar os dentes do meu cachorro?

Nem todos os cachorros toleram escovar os dentes. Sua melhor saída em ter um cão adulto que coopera com a escovação de dentes regular é introduzir os filhotes aos cuidados dentários quando eles ainda são bem pequenos.

Apesar da maioria dos cachorros jovens não precisar de uma limpeza nos dentes regular é importante ensiná-los a aceitar o uso de uma escova de dentes.

Assim como você treina um filhote para que ele deixe que você corte as suas unhas, você deveria treiná-lo para que ele deixe que você escove seus dentes. Se os cachorros não são introduzidos desde cedo, é um processo que irá requerir muito mais treinamento, tempo e paciência.

Alguns cachorros simplismente não irão deixar que nós coloquemos as mãos em suas bocas. Nesse caso, encontrar uma forma de não usar as mãos é o melhor para o dono do pet - felizmente, existem vários produtos dentários para cachorros no mercado que podem ajudar a combater doenças dentárias para cachorros que não aguentam ter os seus dentes escovados.

Quais são os melhores produtos de higiene dental para cachorros?

Os produtos de higiene dental para cachorros são várias comodidades que nós utilizamos para manter os dentes dos nossos pets limpos. Doenças dentárias mais leves podem geralmente ser resolvidas usando um produto dental, que é ótimo para os cachorros que odem ter os seus dentes escovados.

Esses produtos trabalham através de ações abrasivas ou enzimas para reduzir a placa e as cáries. Existem algumas opções disponíveis no mercado.         

Quais são os sinais de doenças dentárias?

Alguns sintomas que indicam que o seu cachorro está sofrendo de alguma doença dentária são:

  • Hálito com cheiro forte
  • Baba excessiva
  • Gengivas vermelhas, inflamadas ou sangrando
  • Perda do apetite
  • Formação de placa e cáries

Comos os problemas dentários podem ser evitados?

A notícia é boa! A melhor forma  de prevenir problemas dentários no seu melhor amigo é praticar a boa higiene dental. Isso deveria ser fácil de se lembrar por ser a mesma coisa para os seres humanos.

Tomar medidas preventivas irá garantir que o seu cachorro tenha uma boca sadia com dentes brancos como pérolas. Assim como os seres humanos, os cachorros deveriam ter os seus dentes escovados regularmente. Isso deveria ser feito com produtos feitos especialmente para os cães, especialmente a pasta de dentes.

É também sempre muito bom conversar sempre com o seu veterinário de confiança. Alguns problemas dentários podem ser evitadps se o seu cachorro consultar o veterinário todo o ano. 

+Diabetes em gatos? A doença tem se tornado comum nesses pets

Os dentes do meu cachorro estão muito ruins. O que eu deveria fazer?

Converse com o seu veterinário. O veterinário saberá dizer o que é melhor para o seu cachorro e pode recomendar como cuidar da doença dentária para o seu cachorro individualmente. A limpeza de dentes profissional é normalmente requerida quando os cachorros ficam mais velhos ou desenvolvem placa e cáries em excesso.

Uma profunda limpeza dentária é feita pelo seu veterinário, de forma parecida com a qual o seu dentista limparia os seus dentes. Para a segurança do seu cachorro, ele será anestesiado. Isso irá permitir que o seu veterinário examine toda a boca de seu cachorro, e descubra todos as áreas com problemas.

Veterinários usam ferramentas especializadas para acabar com a placa e com as cáries. O limpeza dentária é então seguida por uma polida para deixar os dentes do seu cachorro tinindo.

Casos mais severos de doençasdentárias requerem que os dentes sejam vistos através do raio-x. Isso irá permitir que o veterinário determine se o dente deve ou não ser arrancado.

Surpreendentemente, os cachorros se recuperam muito bem depois de passar por procedimentos dentários. Eles podem comer ração até mesmo com poucos ou nenhum dente. É incrível o quanto eles ficam bem de novo uma vez que as suas bocas estão saudáveis, e voltam a ser os cachorros felizes que nós estamos acostumados a conhecer. 




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.