Receber muitas lambidas de cachorro é uma das coisas que se tornam uma realidade diária quando temos um cachorro morando em nossas casas.

A post shared by Closetdasaio (@closetdasaio) on


+O hipotireoidismo em cães pode deixá-los obesos e sonolentos

Mas por quê os cachorros lambem o seu rosto? Por quê os cachorros lambem as suas mãos? Seus pés? Por quê eles nos lambem em qualquer lugar que seja? Será que precisamos nos preocupar com isso e fazer com que as lambidas parem de acontecer?   

Bem, as razões por trás das lambidas do seu cachorro podem ser muitas, variando de um sinal de afeição para uma indicação de stress ou ansiedade. Nós iremos discutir as muitas razões pelas quais os cachorros nos lambem na matéria a seguir - além de responder de isso faz algum mal a saúde.   

É uma parte inata de ser um cachorro


A partir do momento em que nascem, os filhotes são entregues a um mundo cheio de lambidas.

Suas mães irão imediatamente lambê-los para estimular sua respiração, e depois mais tarde para limpá-los  enquanto a mentalidade de matilha dita que cachorros submissos mostram seu respeito para o seu líder os enchendo de lambidas.

Esse condicionamento às lambidas desde cedo indica que o seu cachorro provavelmente irá continuar com essa prática mesmo depois que ele estiver vivendo entre seres humanos.

+Cães braquicefálicos: cuidados especiais com os pets de focinho achatado

Então os cachorros lambem uns aos outros, mas por quê eles nos lambem?

A post shared by Tica (@tica_vida_de_cao) on


Quando o seu cachorro te lambe, ele provavelmente está demonstrando o carinho e afeição que sente por você. 

Ele pode gostar de te limpar, ou talvez ele faça isso somente como parte de seu processo de criar laços, assim como sua mãe fez com ele quando ele era um filhote.

Similarmente, quando o seu cachorro lambe o seu corpo isso é um sinal de que ele o respeita como o líder de sua matilha. Na natureza, cachorros submissos teriam lambido o cão alfa em um requerimento para entrar no grupo.

Lamber também é uma exploração sensorial para o seu cão e permite que ele encontre mais informações sobre você e sobre o seu cheiro e seu gosto.

Eles acham que o seu gosto é bom

A post shared by Karina RO (@karinarotaytsohn) on



Uma das razões mais simples para as lambidas que o seu cachorro te dá é só o fato de que eles acham que o gosto da sua pele é bom.  

Nossa pele tem um gosto salgado para os cachorros, pois as nossas muitas glândulas de suor soltam água e sal, juntamente a outras secreções químicas. Ocasionalmente, você terá um pouco de comido ou molho na sua cara, e você pode ter certeza de que o seu cachorro irá te lamber para tentar pegar um lanchinho de graça.

Você pode notar que o seu cachorro está particularmente atento com as suas lambidas uma vez que você passou algum creme ou protetor solar no seu corpo. Desencorage o seu cachorro a te lamber nessas condições, pois eles estarão somente lambendo os componentes químicos dos produtos.

Eles podem estar estressados ou ansiosos

A post shared by Penny (@penny_the_dorkie) on



Lambidas, particularmente lambidas excessivas, também podem indicar que o seu pet está sofrendo de stress ou ansiedade.

Isso pode ser somente um problema imeditado - veja se ele precisa de águs, comida ou qualquer outro tipo de assistência. Provavelmente a culpa é de algo desse tipo se eles correm para você e começam a lamber com uma intensidade fora do comum. 

Se você notar uma tendência mais geral para as lambidas excessivas, eles podem estar sofrendo de um problema maior de stress ou ansiedade. Lambidas são conhecidas por liberar endorfinas que fazem os cachorros se sentirem bem e ajudam a melhorar problemas na mente.

A lambida em lugares diferentes significa coisas diferentes?


Sua cara, mãos e pés tendem a ser os lugares nos quais as lambidas do seu cachorro focam mais, e lambidas nesses locais podem - apesar de não necessariamente - indicar coisas diferentes.

  • Por quê os cachorros lambem o seu rosto?

A post shared by Alyce Farmer (@alycef89) on

Começando com o rosto, o seu cachorro provavelmente está com fome se ele começar a te lamber perto da boca.

Filhotes, uma vez que são desmamados, são treinados para lamber a boca de suas mães quando eles estiverem com fome, então é provável que o seu cachorro esteja te dando o mesmo sinal se ele fizer o mesmo com você.

  • Por quê os cachorros lambem as suas mãos?

Lamber as suas mãos é provavelmente um sinal de que ele está tentando te limpar ou explorar novas sensações sobre você. Nossas mãos podem carregar traços de comidas ou óleos que os cachorros irão adorar lamber.

Como as mãos são o que nós usamos para fazer carinho nos cachorros, também é provável que as lambidas nessa região indiquem gratidão e afeição por você.

  • Por quê os cachorros lambem os seus pés?

Na maioria dos casos seu cachorro irá lambem o seu pé descalço por ele estar um pouco sujo ou carregando algum cheiro ou gosto diferente para que ele conheça. Existem muitas glândulas de suor nos seus pés, então terá bastante sal para o seu cachorro lamber.

De qualquer forma, ele pode lamber os seus pés por todas as mesmas razões que ele lambe o resto do seu corpo - exceto fome - é só que o seu pé está mais próximo do chão onde o cachorro se encontra. Isso é verdade principalmente para os cães de porte pequeno.

E isso faz mal a saúde? Eu deveria fazer o meu cachorro parar de me lamber?

A post shared by Hogan (@afrenchienamedhogan) on




Receber lambidas de cachorro pode não ser um problema por si só, mas os cachorros comem comida podre que eles encontram na rua; eles lambem seu corpo inteiro; eles comem suas próprias fezes! Por isso, a boca do  seu cachorro muito provavelmente contém muitos germes e bactérias nojentos que podem fazer mal a saúde humana.

Milhões de pessoas deixam que os seus pets o lambam e isso não os faz mal nenhum, mas você pode ter certeza de que algumas pessoas ficam doentes por conta disso. De qualquer maneira, alguns dos perigos da saliva dos cães podem ser minimizados com medidas preventivas.

Se você não gosta de receber lambidas, acabar cedo com o hábito é a melhor forma de fazer com o que o seu cachorro se comporte, então começe o trabalho assim que for possível. Depois de repetir algumas vezes o treinamento desse comportamento, seu cachorro irá associar suas lambidas com a solidão, e eles irão parar de fazer isso.

O mais importante é assegurar que o seu pet esteja sempre o mais limpo o possível, dessa forma os riscos de ficar doente por conta das lambidas será bastante minimizado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!