Você tem três opções para medir a temperatura dos bichanos e descobrir um gato com febre: pelo reto, pelo ouvido ou embaixo da axila

Muitos são os sinais de que o seu gatinho pode estar doente : e um dos mais claros entre eles é a temperatura acima da média. Por isso, é muito importante saber medir a temperatura, se ela estiver acima da média, você tem um gato com febre e esse pode ser o momento de levá-lo ao veterinário.

É muito difícil identificar um gato com febre
Reprodução
É muito difícil identificar um gato com febre

Além de tudo, notar sintomas de doenças em gatos está longe de ser uma tarefa simples (já que a grande maioria deles já é autossuficiente por natureza). Dito isso, se torna mais importante ainda diagnosticar um gato com febre, já que esse é um dos principais sinais de doença dos gatos. 

Ao total, existem três diferentes formas de medir a temperatura do gato (pelo reto, pelo ouvido ou pela axila) sendo a pelo reto a mais eficiente entre elas. Saiba como cada uma funciona. 

Medição da temperatura pelo reto

A primeira e mais recomendada forma de medir a temperatura do gato é pelo ânus do animal. Para realizar essa medição, siga os seguintes passos:

Para medir a temperatura de um gato com febre de maneira eficaz é aconselhado o uso do termômetro de mercúrio
Reprodução
Para medir a temperatura de um gato com febre de maneira eficaz é aconselhado o uso do termômetro de mercúrio

 1. Tenha em mãos um termômetro tradicional de mercúrio (daquele utilizados para humanos, porém, para uso exclusivo do seu gato).

 2. Certifique-se de que ele está em boas condições e de que ele tem mercúrio. Balance-o para baixo até que o mercúrio atinja 35 graus.

 3. Utilize lubrificantes naturais (que sejam preferencialmente à base de água, como é o caso da vaselina) no termômetro.

 4. Segure o seu bichano embaixo do braço. Conte com a ajuda de alguém caso ele seja muito bravo ou agitado.

 5. Em seguida, erga o rabo do gato e introduza cerca de 3 centímetros do termômetro no interior do reto.

6. Mantenha o termômetro no reto por, pelo menos, 2 minutos.

7. Retire o termômetro, limpe-o e verifique rapidamente a temperatura do gato. O mais indicado é que ela esteja entre 37.8 e 39.5 graus Celsius. Acima disso, é preciso levá-lo ao veterinário (principalmente se houverem outros sintomas).

 Medição da temperatura pelo ouvido

O termômetro veterinário é outra opção para diagnosticar um gato com febre
Reprodução
O termômetro veterinário é outra opção para diagnosticar um gato com febre

 Outra forma de medir a temperatura do gato é por meio de um termômetro do tipo auricular, desenvolvido especificadamente para animais de estimação como gatos e cachorros. Esse termômetro conta com pontas maiores, para que seja possível alcançar o interior do canal auditivo dos felinos.

Para medir a temperatura do gato com ele é necessário introduzi-lo nos ouvidos e segurar por cerca de 2 minutos. Em seguida, é só tirá-lo e observar a temperatura do gato em um pequeno painel.

O termômetro auricular para gatos pode ser encontrado tanto em petshops e clínicas de médicos veterinários como também em lojas especializadas na venda de artigos para animais de estimação. 

Medição da temperatura do gato abaixo da axila 

O termômetro digital é a forma menos recomendada para tirar a temperatura de um gato
Reprodução
O termômetro digital é a forma menos recomendada para tirar a temperatura de um gato

Outra forma de medir a temperatura do gato é por meio da utilização de um termômetro digital (igual ao utilizado em humanos,mas também de uso exclusivo para o gato). Neste caso, é preciso colocar o termômetro logo abaixo das axilas do bichano. Em seguida, segure-o de modo firme, evitando que o medidor escorregue. Se precisar, conte com a ajuda de alguém para garantir que a sua temperatura possa ser diagnosticada com precisão. 

Neste tipo de medição é preciso segurar o bracinho do felino com força por cerca de 3 minutos, ou melhor, até que a leitura do termômetro digital seja finalizada. Esse método, mesmo que mais simples não é considerado muito eficiente para identificar um gato com febre. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.