O teste de porosidade é importante para saber qual é o melhor tratamento para os pelos do seu animal de estimação
Hayffield L/Unsplah
O teste de porosidade é importante para saber qual é o melhor tratamento para os pelos do seu animal de estimação

Há algum tempo o teste de porosidade se tornou famoso na internet como um meio que as pessoas têm para descobrir o melhor tratamento para os cabelos, como se precisa receber uma melhor hidratação, uma melhor nutrição ou mesmo um tratamento de reconstrução capilar. O interessante é que esse mesmo teste pode ser feito também como os animais de estimação.

Como aponta o groomer Samuel Castro, geralmente quando se leva o pet para um tratamento para a pelagem em um petshop, na maioria dos casos é possível notar uma falta de especialização técnica, por isso ele indica que se realize o teste de porosidade em casa para identificar em quais condições estão os pelos do animal.

Segundo o especialista, é comum que nos estabelecimentos de banho e tosa o profissional que vai cuidar do pet não ofereça nenhuma técnica de tratamento de pelo, ou ofereça apenas a tradicional hidratação, que pode ser inadequada, já que nem sempre atende às reais necessidades dos pelos do cão naquele momento.

Por que saber a porosidade dos fios é tão importante?

Conhecer sua porosidade permite que o tutor cuide da pelagem do cachorro da melhor forma possível.

“O teste de porosidade é uma ferramenta de estudo do pelo do animal, que permite compreender qual o tratamento que a pelagem necessita”, diz Samuel. “A técnica consiste em retirar um pelo do animal e mergulhá-lo em um recipiente com água o suficiente para que o fio possa afundar”.

O teste é realizado em três passos:

  1. Para que o teste tenha um resultado mais preciso, os pelos do pet precisam estar limpos, então o faça após o banho do animal.
  2. Pegue um recipiente transparente – pode ser um copo de vidro –, encha com água filtrada e coloque o fio de cabelo.
  3. Com o fio já dentro do copo com água, aguarde por volta de 10 minutos para observar o resultado.
É importante que o animal esteja limpo antes de realizar o teste
Adrian Frentescu/Pexels
É importante que o animal esteja limpo antes de realizar o teste

OBS: para não puxar um fio do seu pet, escove-o antes do teste e retire um fio dos que ficaram presos na escova.

Dentro do estudo existem três possíveis reações do pelo:

Se o pelo boiar:  é um sinal de que os pelos do animal necessitam de hidratação. O especialista indica: máscaras de hidratação a base de frutas e cereais.

Se o pelo ficar no meio:  indica que o pelo do animal necessita de nutrição. O especialista indica: máscaras de tratamentos com óleos naturais na composição, como óleo de coco, chia ou girassol.

Se o pelo afundar:  aponta que o tratamento indicado para tratar a pelagem do animal é a reconstrução. O especialista indica: o uso de produtos que contenham proteína animal ou vegetal, como trigo, queratina e soja.

Teste de porosidade em pets, conheça a técnica
Reprodução
Teste de porosidade em pets, conheça a técnica

“Com a realização do teste é possível identificar a necessidade do animal e a partir disso utilizar produtos que tenham na sua composição os ingredientes indicados para tratar da forma adequada”, completa Samuel.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde . Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas as vantagens de se ter um plano de saúde pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!