Roedores são animais muito fofos e cada vez mais comuns nas casas brasileiras. Porém há quem pense que por ficarem em gaiolas eles precisam da companhia de outro pet da mesma espécie. Isso é um erro gravíssimo que muitos tutores cometem com hamsters , e que pode resultar até na morte de um dos animais ou até mesmo dos dois.

Hamsters são animais solitários e territorialistas. Eles devem ser criados sozinhos e somente aceitam outros semelhantes quando vão acasalar”, explica a veterinária Juliana Pajosse, que também ressalta que eles podem até viver juntos, mas ficam estressados.” Os animais podem tolerar a presença companhia, mas por qualquer pequeno motivo uma briga pode resultar em morte”, completa.

Mantenha um hamster por gaiola para evitar brigas e estresse entre os pets
reprodução shutterstock
Mantenha um hamster por gaiola para evitar brigas e estresse entre os pets


E por mais que pareça que eles estejam brincando, correndo um atrás do outro, isso não quer dizer que eles sejam amigos. “isso não é brincadeira... é sinal de stress e agressão. As brigas entre esses animais geralmente resultam em ferimentos sérios”, conta a veterinária . Claro que existem algumas ocasiões que eles podem ser colocados juntos: apenas para procriar.

Se o tutor mesmo assim quiser ter mais de um desses roedores, o indicado é mantê-los em gaiolas separadas. “E mesmo os filhotes devem ser separados da mãe assim que houver o desmame, pois podem acontecer acidentes mesmo entre familiares”, finaliza Juliana.

Leia também: Além de gato, cão e calopsita: 7 animais para ter em apartamento

Portanto, sempre mantenha seus hamsters em gaiolas separadas, assim dando ao animal uma qualidade de vida boa, sem estresse brigas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!