Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.

Leia também: Gato que parece com ator de Hollywood faz sucesso na internet

Segundo Thiago Luiz Muniz Medeiros Pereira, professor de Medicina Veterinária na universidade Anhanguera, esse comportamento pode demonstrar emoções do pet. “É a forma que eles expressam suas necessidades, frustrações e alegrias”, conta. E, apesar de aprenderem palavras e frases, essas aves não “aprendem” a gritar. Thiago explica que é um reflexo natural da espécie.

É possível melhorar o comportamento de um papagaio gritando?
shutterstock
É possível melhorar o comportamento de um papagaio gritando?


Não existe uma forma de treinar o animal para que ele não grite tanto, mas o tutor pode tomar algumas atitudes para evitar que o papagaio vocalize contantemente algum som desagradável. São elas:

  • Sempre manter o animal alimentado e com água limpa;
  • Limpar a gaiola com frequência;
  • Dar atenção e interagir com o pet;
  • Deixar que ele tenha horas de descanso, mantendo-o em lugares escuros e silenciosos durante a noite.

Leia também: Cão de guarda recebe 'suborno' de urso que gosta de comer lixo

“O estresse é um dos motivos de maior vocalização por parte do papagaio , por isso é muito importante que os tutores deem uma boa qualidade de vida para o animal, assim, fazendo com que ele seja menos estressado e por isso vocalize menos”, finaliza Thiago.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!