Você já se questionou sobre qual o momento certo de limpar e até descartar os brinquedinhos do seu pet? Bem, uma coisa é evidente: eles estão constantemente cheios de mordidas e babas e, justamente por serem utensílios que entram em contato com a boca do animal, é preciso ter cuidado redobrado na hora de higienizar os brinquedos para cachorros.

+ Conheça o perfil do Instagram do cachorro que é tetra campeão em surfdog

Em primeiro lugar é preciso identificar o material e se na etiqueta possui instruções da melhor forma de limpeza ou lavagem. Geralmente, as empresas deixam em seus sites esse tipo de conteúdo, mas se lá não estiver escrita nenhuma recomendação, é possível ligar. Em todo caso, separamos dicas de como limpar os brinquedos para cachorros de acordo com seus materiais.

Brinquedos de plástico

Tanto os brinquedos de plástico, como os de borracha, devem ser higienizados com água morna
reprodução shutterstock
Tanto os brinquedos de plástico, como os de borracha, devem ser higienizados com água morna















O ideal, neste tipo de material, é deixar o brinquedo durante 15 minutos de molho na água morna, com um pouquinho de detergente líquido neutro. Após esse período, retirá-lo da água e utilizar uma esponjinha (que tenha sido comprada só para essa finalidade) para limpar a sujeira que estará mole.

Um cuidado é muito importante: a temperatura da água! Ela deve estar morna a ponto de ser possível colocar suas próprias mãos, sem queimá-las. Isso porque uma temperatura muito elevada pode danificar e até derreter o plástico ou a borracha. 

Brinquedos de corda

Tome cuidado com os fiapos dos brinquedos de corda, os cãezinhos podem ingeri-los
reprodução shutterstock
Tome cuidado com os fiapos dos brinquedos de corda, os cãezinhos podem ingeri-los















Este material é possível lavar com sabão e água corrente. Como trata-se de uma espécie de tecido, os brinqudos de corda necessitam de um enxágue preciso, bem como uma secagem eficaz. Portanto, uma dica é usar sabão de coco e água corrente na hora de lavar e depois colocar no sol, ou até mesmo na máquina de secar. 

+ Quais são as vantagens e desvantagens de castrar o cachorro?

Alguns brinquedos de corda costumam soltar fiapos antes, ou no momento da lavagem, neste caso passe uma tesoura nos pelinhos levantados a fim de que seu cãozinho não coma nenhum deles. 

Brinquedos de pelúcia

Devem ter a costura resistente e podem ser lavados em máquinas de lavar roupas
reprodução shutterstock
Devem ter a costura resistente e podem ser lavados em máquinas de lavar roupas















Os brinquedos de pelúcia, quando não possuem baterias ou qualquer material que não possa molhar, podem ser lavados na máquina convencional de lavar roupas. O idela é utilizar sabão neutro, muito enxágue e só entregar ao cão quando estiver bem sequinho. Uma dica neste tipo de brinquedo é sempre prestar atenção nas costuras e, ocasionalmente, reforçá-las antes da lavagem.

Caso o brinquedo de pelúcia não possa ser imerso na àgua por conter algum detalhe mais rígido ou eletrônico, uma boa opção para higienizar é lavar à mão. Pegue uma esponjinha, adicione sabão neutro e passe em toda a superfície do briquedo, feito isso, passe um pano com água até sentir que não possui mais sabão. Deixe secar e só entregue ao pet quando não estiver mais úmido. 

Como sei que está na hora de trocar o brinquedo?

Os brinquedos velhos podem apresentar grandes riscos à saúde dos pets
reprodução shutterstock
Os brinquedos velhos podem apresentar grandes riscos à saúde dos pets















O momento certo de trocar determinado brinquedo é quando ele apresentar qualquer tipo de risco para o cãozinho. Portanto, troque-o quando estiver:

  • Soltanto pedaços;
  • Abrindo a costura;
  • Com mordidas - causando buraquinhos que não são possíveis de limpar;
  • Passar da validade proposta pela fábrica;

+ Confira dicas de higiene que ajudarão na hora de limpar os utensílios dos pets

A limpeza dos brinquedos para cachorros evita que eles, eventualmente, engulam alguma sujeira e até auxilia na não criação de germes e bactérias. Os brinquedos não são eternos e devem sempre ser trocados e limpados pelos tutores. Cuidar dos utensílios dos pets é também uma forma de cuidae da saúde deles e de demonstrar o quanto os ama.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!