Um dos maiores desafios ao adotar um cãozinho é encontrar maneiras de fazê-lo obedecer o tutor. Tornar aquele filhotinho um futuro adulto tranquilo e obediente nem sempre é fácil e pode levar um certo tempo. Para isso, é necessário ter paciência e horas diárias disponíveis para relembrá-lo aqueles comandos básicos , como o  "junto" e o  "fica".  Além disso, o adestramento exige muitas vezes o auxílio de especialistas, quando só o dono já não dá conta.

Existe uma fase da vida própria para adestrar os cães
Reprodução Pinterest
Existe uma fase da vida própria para adestrar os cães


Mas afinal, qual a melhor fase para começar o adestramento dos cachorros? Existe uma certa idade em que o animal já não responde aos comandos como antes? Tudo isso é necessário saber antes de iniciar esse processo. Por isso, confira algumas dicas sobre o assunto e veja exatamente quando seu pet está pronto para ser educado.

Idade

O ideal é realmente começar o adestramento ainda na fase de filhote , quando o animal está em processo de amadurecimento e de preferência nos primeiros meses de vida. É nesse período que ele tem mais capacidade de absorver informações e o cérebro pronto para se desenvolver. Tudo pode ser feito de forma gradativa, com situações e exigências mais simples até respostas mais maduras, ao atingir uma idade adulta. 

Alguns animais demoram mais do que outros para amadurecer e é necessário analisar a personalidade e a raça. Enquanto o Lhasa Apso , por exemplo, é considerado criança até os 2 anos de idade, no geral cães de pequeno porte são bebês até no máximo 9 meses a 1 ano. Por isso, depende muito de cada um - mas o ideal para adestrar continua sendo até no máximo 2 anos de idade e iniciar o mais rápido possível.

+Quer saber quantos anos seu cão tem? Aprenda a calcular a idade canina

undefined
Reprodução Pinterest

O adestramento fica muito mais fácil nos primeiros meses de vida do cão

Coordenação motora

O fato de o cachorrinho nascer meio atrapalhado, não ter muito equilíbrio como consequência de uma má coordenação motora facilita esse processo - por incrível que pareça. Por exemplo, no caso do comando "senta" é quase automático ele fazer esse movimento. Isso porque, ao colocarmos a recompensa sobre sua cabeça ele ainda não tem controle sobre o corpo para andar para trás e tentar pegar o biscoito, então a reação é cair sentado. 

Além disso, aprender a dar a pata é outro comando fácil. Afinal, é um instrumento usado para apertar as tetas da mãe cadela a fim de ter mais leite e também para pedir comida ao tutor , raspando-o ou só batendo a pata. Com um petisco o adestamento fica ainda melhor, porque a reação é responder ao comando sempre que receber uma recompensa. É um instinto natural. 

+Seu cãozinho só faz xixi e cocô na rua? Saiba como mudar esse cenário

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!