Quem tem cachorro em casa sabe que os barulhos dos fogos de artifício são um grande problema. Quando épocas comemorativas se aproximam, como o Ano Novo, os donos já ficam apreensivos e preocupados com o animal. Os estrondos altos realmente deixam o pet amendrontado, o que pode levar a uma situação mais graves. 

Veja mais:  Confira ideias de presentes para cachorros e deixe seu pet feliz neste Natal!

Proteja seu pet dos fogos no Ano Novo para evitar problemas maiores
Reprodução Pinterest
Proteja seu pet dos fogos no Ano Novo para evitar problemas maiores

O Ano Novo costuma ser a maior preocupação dos proprietários, pois a queima de fogos costuma durar muito tempo. Em algumas cidades ultrapassam 15 minutos! Ao longo do ano, como em partidas de futebol, esse momento é rápido e passageiro, sendo mais fácil de lidar. 

No entanto, se você cansou de ver seu cãozinho sofrendo nessas datas comemorativas, saiba que existem métodos eficazes e que podem ajudá-lo a aguentar a barulheira. Antes de tudo, entenda o porquê os cachorros odeiam fogos de artifício e depois daremos algumas dicas para protegê-lo no Ano Novo. 

Cães e fogos de artifício

Pode parecer estranho os animais terem tanto medo de um momento de celebração, mas, diferente de nós que lidamos bem com o barulho alto, eles têm um ouvido muito mais sensível. Por causa desta característica, os fogos acabam sendo algo muito pior e difícil de aguentar para os cães. Além da maior acuidade auditiva, podem também associar o excesso de som a uma ameaça. 

O cão não tem a capacidade de entender que é um dia de comemoração. Para ele, qualquer alteração visual ou barulho fora do normal é visto como ameaça imediata. É por isso que os rojões causam tanto medo neles. Como consequência, saem correndo pela casa, buscam esconderijos, estragam móveis por causa de nervosimo, alguns até tentam fugir e outros podem ficar agressivos. 

Essas reações são normais e instintivas, impulsionadas pelo pavor. O maior problema é quando o animal se machuca tentando se proteger. Por isso, para evitar tais complicações, é importante conhecer algumas dicas que ajudarão o cão ficar calmo durante a queima de fogos. 

Ano Novo é uma época complicada para os cães por causa dos fogos de artifício
Reprodução Pinterest
Ano Novo é uma época complicada para os cães por causa dos fogos de artifício


1. Faça o cão se acostumar com barulhos altos

Como já foi dito anteriormente, o pet não está acostumado com excesso de barulhos e para ele, por causa do ouvido sensível, o som se torna muito pior. Então, uma dica é fazê-lo entender que os estrondos não são uma ameaça. 

Mais:  Vai viajar? Confira dicas que ajudarão na hora de escolher um hotel para pets

Esta técnica precisa se colocada em prática antes da temporada de fogos de artifício, então comece o quanto antes. Reproduza no computador ou celular sons que ele não esteja acostumado a ouvir. Provavelmente ficará com medo, então não saia do seu lado. Enquanto a "música" toca, faça carinho e ofereça petiscos. O cachorro precisa aprender que barulhos altos não significam ameaças. 

Repita esta técnica durante alguns dias, até ele se acostumar e ficar calmo. Aos poucos você perceberá que ele reage melhor ao ouvir o som. Mas, se não estiver funcionando, evite ficar insistindo e tente outro método. 

2. Algodão no ouvido

Abafar o som pode ser uma técnica eficiente e bem simples de ser realizada. Enrole um chumaço do algodão de um tamanho considerável e coloque dentro do ouvido do pet. Cuidado para não enfiar muito fundo e machucá-lo. Ponha numa profundidade que o algodão fique firme e não caia. 

Se o seu cão é bravo e agressivo, pode ser que não aceite tão fácil um objeto estranho no ouvido. Neste caso, tente colocar o algodão uns dias antes da queima de fogos e veja como ele reaje. Não insista se ele não gostar. A melhor solução é partir para outra dica. 

3. Proporcione um esconderijo

Na hora da queima de fogos, é bem provável que o cão tentará se esconder. Então, para evitar que ele fique correndo sem rumo pela casa e acabe num local perigoso, se antecipe e prepare um esconderijo. Escolha um cantinho protegido, sem nada por perto que possa machucá-lo. Coloque água e comida e, se for preciso, feche a porta para mantê-lo seguro. 

Se o seu pet está acostumado com a caixa de transporte, pode ser uma opção de esconderijo. Coloque-o lá dentro para se sentir seguro. Também ofereça alimentos e água para deixá-lo confortável, assim como os brinquedos favoritos. 

Leia também:  Saiba como ensinar seu cão a se acostumar com a caixa de transporte

4. Dê muito carinho neste momento

Independente do método escolhido, é muito importante não sair de perto do cachorro. Se você fizer carinho e der atenção durante a queima de fogo, é bem provável que ele se sentirá mais calmo e seguro. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente nestes momentos de pavor. 

Faça de tudo para evitar que o cão fique com muito medo
shutterstock
Faça de tudo para evitar que o cão fique com muito medo


Outras dicas

  • O seu comportamento pode influenciar o do cachorro. Então, mantenha a tranquilidade na hora do barulho, assim você passará confiança ao pet.
  • Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que abafe um pouco dos sons dos fogos de artifício. Assim que passar o barulho pode abrir novamente. 
  • Muita atenção as portas. Deixe todas fechadas para evitar que o cão fuja num acesso de medo. O mesmo vale para o portão que dá acesso a rua. 
  • Não esqueça de colocar a coleira com a placa de identificação, pois, caso ele fuja, você conseguirá tê-lo de volta mais facilmente. 
  • Jamais deixe-o amarrado. Na hora do medo pode se enforcar tentando se soltar. 
  • Mantenha o animal longe das escadas. Fugas para se proteger pode levar a quedas, algumas delas fatais. 
  • Se houver mais de um cachorro na casa é bom separá-los. Situações de estresse favorecem brigas e eventuais ferimentos.

Caso seu pet seja muito apavorado e tenha medo exagerado de fogos, convém fazer uma visita ao veterinário. Explique a situação e possivelmente ele indicará medicamentos tranquilizantes. Lembre-se de nunca ministra remédios sem a prescrição de um profissional. 

Mais:  Você está usando a coleira correta no seu cão? Confira dicas para escolhê-la

Seguindo essas dicas, seu Ano Novo e qualquer outra data comemorativa será bem mais tranquila, tanto para você quanto para seu cão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!