Antes de adotar um cãozinho é bom estar ciente de que o animal demanda alguns cuidados específicos e por vezes caros. É importante que o tutor esteja preparado para dar ao pet tudo que for necessário e essencial.  Afinal, ter um animal em casa é o mesmo que o um filho às vezes.

+Animais também tiram selfie e fazem umas caretas ótimas

É possível cuidar de um cão mesmo sem muito dinheiro
Reprodução/ Redes Sociais
É possível cuidar de um cão mesmo sem muito dinheiro


Mas e se a pessoa é de baixa renda não pode ter um pet? Claro que não. O baixo orçamento pode ser repensado e tudo depende do planejamento que cada um dá para o dinheiro . Até porque o cão vai apreciar muito mais a companhia do tutor do que de qualquer brinquedo caro.

Adote um companheiro

Em vez de comprar um cão de raça, que tal escolher um amiguinho para adotar? O primeiro costumava custar caro, apesar de também ser lindo. Optar por ONGs e abrigos pode ajudar a resgatar um cãozinho da rua, oferecer muito amor e um lar a ele. Além disso, grupos na internet também compartilham cães que precisam de uma família.

+Por quê escolher um cão vira-lata na hora de adotar?

Devo economizar?

É sempre bom tentar economizar, mas em alguns casos o barato pode te dar mais prejuízo. O ideal é pagar por preços acessíveis em materiais de qualidade. De nada adianta comprar uma coleira, por exemplo, que seja uma bagatela se ela arrebentar em uma semana de uso. 

O comando 'junto' melhora até a qualidade dos passeios diários com o animal
shutterstock
O comando 'junto' melhora até a qualidade dos passeios diários com o animal


Brincadeiras 

Brrinquedos costumam fazer os cães bem felizes e eles simplesmente não estão interessados no valor que você pagou. Se for caro e ele não gostar, vai apenas ignorar. Afinal, nem sempre o que tem maior preço é o melhor.

Para isso, inclusive, é possível criar brinquedos em casa mesmo, como garrafas pets ou meias velhas que já estão rasgadas. 

+Aprenda a fazer brinquedos para cachorro reciclando objetos de casa

Como economizar nos petiscos

Petiscos caninos industrializados não são baratos, pacotes pequenos já são bem caros, mas a vontade de agradar o cãozinho é maior. Para economizar, existe uma opção prática e que os cães adoram: biscoitinhos caseiros. Além de serem fáceis de preparar, você mesmo pode fazer. 

O primeiro passo é levar o pet ao veterinário
shutterstock
O primeiro passo é levar o pet ao veterinário


Petiscos naturais também são mais em conta e saudáveis, além de agradarem o cão do mesmo jeito. Os animais amam algumas frutas e legumes, basta se informar sobre a maneira certa de fazer isso. Um pedacinho de banana ou de cenoura pode alegrar muito seu amigão.

+Fotos de gatos tão dramáticos que merecem ganhar um Oscar!

Economizando em hospedagem

Hoteizinhos para cachorro e pet sitter são serviços que podem dificultar a vida de quem está com um orçamento baixo. Caso precise viajar e não tiver outro jeito tudo bem, mas se algum familiar ou amigo puder tomar conta do cãozinho é uma boa opção. Mas é claro que a pessoa não tem obrigação nenhuma de aceitar cuidar do seu pet. 

Do contrário, é bom desembolsar um pouco mais de dinheiro. No entanto, você também pode encontrar descontos e promoções, basta procurar. Hospedagem domiciliar pode sair mais barata e segura do que hotelzinho e é válido pesquisar.

O diagnóstico da filariose em cães pode ser feito apenas por um veterinário
shutterstock
O diagnóstico da filariose em cães pode ser feito apenas por um veterinário


Veterinário

Existem veterinários bons e acessíveis, sem precisar gastar muito para seu cão ser bem tratado. Também são realizados mutirões de vacinação e consultas grátis, é só ficar atento para quando ocorrerem perto de sua casa.

+"Não sei em qual veterinário levar meu pet": saiba como escolher um adequado

Fazer uma poupança para emergências, ainda que seja pequena, é uma boa ideia. Afinal, os cães só tendem a ficar mais doentes quando estão na velhice. E se eles apresentarem algum problema de saúde o tutor já vai ter um dinheiro guardado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!