Devido a nossa rotina atarefada, temos muitas vezes que deixar o cachorro sozinho em casa. Com isso, existe a possibilidade de eles desenvolverem diversos problemas comportamentais, como ansiedade de separação e, por isso, destruir móveis e objetos, fazer as necessidades fora do local adequado, latir muito e até uivar enquanto os tutores não voltam. Inclusive, eles podem se ferir raspando nas portas, por exemplo.

O cachorro sozinho em casa durante muito tempo pode desenvolver uma série de problemas
shutterstock
O cachorro sozinho em casa durante muito tempo pode desenvolver uma série de problemas

Mas, o que fazer para poder deixar o cachorro sozinho e evitar que esses problemas ocorram? O cão é um animal extremamente sociável, que gosta de companhia o tempo todo. E, então, quando temos que sair, eles ficam estressados e entediados. Por isso, daremos aqui algumas dicas para não deixá-lo triste enquanto nos espera.

Distração

O cão deve ter atividades em casa ao longo do dia, mesmo sozinho. Há diversas opções de brinquedos interativos nos quais podemos colocar a própria ração para que ele tenha que caçar a comida e se entreter por alguns períodos, em vez de deixar a todo o alimento disponível em potinhos.

Espalhar petiscos pela casa e deixar alguns escondidos para que o cão tenha que procurar também pode distraí-lo por alguns períodos.

Brinquedos

Brinquedos próprios para roer e outros com texturas diferentes devem estar disponíveis para o cão brincar ao longo do período em que ele estiver sozinho. O ideal é fazer um rodízio dos objetos diariamente, para que sejam sempre uma novidade.

Alguns deles podemos fazer em casa mesmo , como garrafas pet penduradas, petiscos dentro de meias velhas, comidinhas dentro de caixas de papelão, enfim, temos que ter muita criatividade para que ele tenha bastante trabalho e possa se entreter muito brincando.

Obs. Utilize estes brinquedos caseiros com segurança. Tenha certeza de que seu bichinho não possa se machucar ou mesmo engolir pedaços que não são comestíveis. 

Preparação

Fazer um bom passeio com o cãozinho antes de deixá-lo sozinho é muito importante para gastar a energia dele e relaxá-lo. Anadar pela rua faz com que o animal se distraia com cheiros diferentes, pessoas e outros bichinhos. Assim, ele estará mais calmo ao longo do período em que o dono não estiver em casa e poderá até dormir por algumas horas.

Na hora de sair

Para os cãezinhos que ficam muito tristes quando estão sozinhos, é ideal não fazer longas e dolorosas despedidas. Isso faz com que o cão sinta mais ansiedade e tristeza por ficar sozinho. A despedida deve ser rápida e o menos sentimental possível.

+ Cachorro chorando: entenda por que e saiba como resolver o problema

Coisas da casa

Outra dica é deixar a TV ou rádio ligado para que o bichinho tenha algum som no ambiente. Ele pode se sentir mais confortável e seguro e, assim, não vai ficar prestando atenção nos sons da rua, do vizinho ou do hall do seu apartamento. Isso faz com que a chance de ele latir para esses barulhos diminua e que ele fique mais tranquilo em casa.

Além disso, deixar algumas roupas ou panos que tenham o seu cheiro espalhados pela casa pode diminuir a solidão do animalzinho. Ele provavelmente vai procurar pelo seu cheiro para não se sentir tão sozinho. Ao encontrar esses tecidos, ele sentirá a sua presença e ficará mais calmo e relaxado.

Se for o caso de cães que dormem na cama com os seus tutores, o quarto pode ficar aberto com acesso à cama. Assim, ele poderá descansar no local em que já está acostumado.

+ Seu cachorro dorme com você? Saiba se a prática é saudável

Essas foram algumas dicas para um cachorro sozinho em casa ser mais feliz. Caso elas não funcionem, vale considerar deixá-lo em creches ou ter algum passeador de confiança que possa fazer essas atividades durante o dia. Sempre que puder aproveite o tempo com ele para dar muito amor e carinho, afinal, eles merecem!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!