O xixi do gato possui um cheiro muito forte e, quando ele é feito fora da caixinha gera um grande problema para o dono

Os gatos normalmente optam por enterrar suas necessidades biológicas. Por isso, a famosa caixa higiênica, ou de areia, costuma ser o local ideal para os bichanos se aliviarem, além de ser muito fácil para limpar e acomodar na residência.

Leia mais:  Xixi de gato pela casa? Saiba como limpar e tirar o mau cheiro

Alguns gatos não gostam de usar a caixa higiênica
shutterstock
Alguns gatos não gostam de usar a caixa higiênica

Mesmo para os felinos que gostam da “caixinha”, é preciso ensinar a utilizá-la da forma correta. Contudo, existem gatos que deixam dejetos à mostra ou até nem usam a caixa higiênica para demarcar território. Essa atitude é relacionada, no geral, com o desejo de atrair parceiros sexuais ou de manter competidores distantes. Nesses casos, a adaptação exigirá ainda mais paciência e cuidados. Veja alguns exemplos e atitudes corretas que podem ser feitas:

Caixa higiênica

Um ponto fundamental é a localização das caixinhas em casa. Para isso, o número de felinos na residência será a base do raciocínio. Recomenda-se oferecer uma caixa a mais do que a quantidade de gatos. Duas, se houver um gato, três, se forem dois, e assim subsequentemente. Importante: deixe sempre uma caixa limpa à disposição, pois alguns gatos não usam as sujas.

Leia também: Miado de gato: entenda o que o seu gato está querendo dizer

Caso tenha dois ou mais gatos, um poderá inibir o outro, já que eles são capazes de controlar o território de maneira bastante sutil. Para evitar o problema, coloque as caixas em locais distantes, de modo que não seja possível o controle visual de todas ao mesmo tempo.

via GIPHY


Localização

Os gatos evitam fazer as necessidades perto da água e dos alimentos que ingerem, bem como na proximidade da área onde repousam. Ou seja, coloque-as o mais distante possível desses locais.

Para aqueles que insistem em usar locais escolhidos por ele, vá, aos poucos, colocando a caixa higiênica nas proximidades, até ocupar exatamente a área em questão. Caso o local não seja adequado vá deslocando a caixa gradativamente até que ela fique no espaço de sua preferência.

Leia mais: Você tem um gato elétrico em casa? Entenda por que ele não fica quieto

É fundamental que o gato tenha confiança e segurança nesse local destinado ao banheiro. Procure assegurar que ele não se assustará por lá, com batidas de portas e janelas, correntes de ar ou possíveis chuvas e, principalmente, outro animal incomodando.

Lembre-se: nunca puna seu amigo enquanto ele estiver usando a caixa higiênica. O trauma, com certeza, irá afastá-lo do local.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.