A urina do gato, além de manchar os tecidos, possui um cheiro insuportável que é muito difícil de eliminar; saiba como acabar com isso

O xixi de gato feito fora da caixinha higiênica é uma dor de cabeça para o dono do bichano
shutterstock
O xixi de gato feito fora da caixinha higiênica é uma dor de cabeça para o dono do bichano

Quem tem um bichano sabe que a fama de higiênicos e malignos só não é maior do que o mau cheiro causado pelo xixi de gato em lugares indevidos. Além do forte odor, similar ao da amônia, a urina também causa manchas.

E limpar o xixi de gato não é tão simples quanto parece, é importante seguir algumas dicas básicas para deixar tudo bem limpinho, livre de qualquer mancha e cheiro desagradável que normalmente perduram quando o serviço não é bem feito. Veja os passos para isso. 

Ache a mancha

O primeiro desafio é achar o local afetado. Embora pareça algo simples, felinos são animais ardilosos e é bem capaz que aquele cheiro ruim que está te incomodando venha de uma poça seca de xixi.

Por isso, use o seu nariz, por mais doloroso que isso possa ser – mas atenção, não é uma dica tão literal então não vá sair arrastando as narinas pelos tapetes da sua casa!

Depois do olfato, o próximo sentido usado para se certificar com certeza do local que deverá ser limpo é o tato. Em superfícies como tapetes e sofás, procure por manchas úmidas. No caso de pisos, cerâmicas e madeiras, procure por pontos que estejam levemente grudentos.

Limpe o xixi

Com a mancha delimitada, vem a limpeza de fato. Importante: não esfregar! Essa dica é essencial, pois se o xixi for esfregado, você fará com que ele penetre mais ainda nas fibras de tecidos e tapetes.

 O primeiro passo a ser feito é a retirada da urina. Se ele ainda estiver úmido, basta colocar folhas de papel toalha ou um pano em cima para absorver o líquido – como o processo deve ser feito rapidamente, dê tapinhas para acelerar a absorção.

Se o xixi estiver seco, basta colocar água fria em cima e realizar o processo descrito acima normalmente. Se a superfície for um carpete, basta ficar em pé e pisar no pano ou papel toalha, usando sempre um sapato. 

Tire a mancha

Após o xixi de gato ser limpo, é hora de retirar a mancha. Use algum detergente de carácter enzimático, que quebre as moléculas da urina felina e elimine o mau odor.

Este detergente pode ser o comercial, comprado em supermercados e pet shops, ou caseiro, feito em casa com uma receita bem simples. Em ambos os casos, o produto funciona tanto para manchas recentes, quanto para antigas. 

via GIPHY


 No caso do produto comercial, antes de começar leia as instruções de uso na embalagem e teste ele em uma pequena área, para ver se ele não danificará a superfície em que será aplicado.

Se estiver tudo certo, encharque o local com o detergente e deixe ele agir de 10 a 15 minutos. Então, passe um pano ou um papel toalha da mesma maneira que foi feita anteriormente.

Deixe a região secar e tenha certeza que o gato não volte a fazer xixi por lá – use baldes, cercas ou o que mais tiver em casa. Se ao secar a mancha persistir, repita o processo quantas vezes for necessário.

Receita caseira

Para quem quiser fazer o produto de remoção em casa, os passos mudam um pouco mas a ideia é a mesma. Primeiro, você terá que separar vinagre branco, bicarbonato de sódio, detergente e água oxigenada de 10 volumes.

Misture duas partes de água para uma de vinagre e despeje sobre a área a ser limpa. Deixe a mistura agir de 3 a 5 minutos e retire o excesso com uma toalha de papel. Lembre-se de não usar vinagre em pedras ou mármore, caso contrário você terminará o processo com duas manchas.

Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio na área coberta pelo vinagre, ele irá absorver a urina.

Então, jogue uma mistura de água oxigenada com uma colher de chá de detergente, desses que ficam na pia para lavar louça, por cima do bicarbonato e esfregue bem com um pano para maior penetração.

Depois, repita o processo de dar tapinhas com papel toalha ou com um pano seco.

Quando tudo secar, basta aspirar o excesso de bicarbonato. Se a região estiver endurecida, no caso de um tapete e outras superfícies maleáveis, adicione água morna e deixe secar naturalmente.

Assim como no procedimento com o detergente comercial, se a mancha persistir ao final do processo, basta repeti-lo quantas vezes for necessário. É importante se certificar que o seu bichano não se aproxime da área que está sendo limpa, e ficar de olhos – e nariz – abertos para novos focos de xixi de gato. Ensine-o a usar a caixinha de areia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.