O momento de medicar um animal pode não ser muito fácil, é preciso ter paciência para que ele não jogue tudo fora

A preocupação do dono que está com um animal de estimação doente  é muito grande, mas na hora de medicá-lo se torna maior ainda. Isso porque é muito difícil dar remédio para cachorro. Ele foge, cospe, tenta não engolir e faz de tudo para que a tentativa não seja bem sucedida. Essa reação faz com que haja sempre um receio por parte do tutor. 

Dar remédio para cachorro é quase um pesadelo para os donos
shutterstock
Dar remédio para cachorro é quase um pesadelo para os donos

O medicamento receitado pelo veterinário é de extrema importância para a recuperação do cão, por isso a administração do remédio para cachorro precisa ser feita da maneira correta. Caso contrário não haverá um sucesso do tratamento. Para evitar isso confira algumas dicas. 

Como dar remédio para o cachorro

Existem dois tipos de medicamentos via oral, o comprimido e o líquido. A forma de administrar de cada um deles é diferente. 

- Como dar comprimido para o cachorro?

A maneira mais fácil é escondê-lo em algum alimento. Linguiça, carne e comidas enlatadas para cães são os mais utilizados. Na hora de decidir em que esconder o comprimido é preciso ficar atento ao que não se pode oferecer para o animal . Mas essa tática não dá muito certo com alguns bichinhos, eles comem apenas o "gostoso" e deixam o remédio intacto. 

Nesses casos, o dono terá que induzir o cachorro a tomar o remédio. O primeiro passo é demonstrar confiança e alegria para o animal, caso contrário ele ficará desconfiado e tudo será mais difícil. Com uma mão segure o comprimido, com a outra o focinho, puxando-o para cima sem fazer muita força. Aperte e puxe a cabeça do cão para trás, a boca se abrirá o suficiente para introduzir o remédio. Feche o focinho e abaixe a cabeça dele. Segure por algum tempo até ter certeza que ele engoliu. Mexer um pouco no nariz dele pode acelerar o processo. Conte sempre com alguém para ajudar. 

- Como dar remédio líquido para o cachorro?

A forma líquida é considerada a mais fácil de dar remédio para cacahorro
shutterstock
A forma líquida é considerada a mais fácil de dar remédio para cacahorro

É considerada a forma mais fácil de medicar um cão em casa. É feita por meio de uma seringa dosadora. O passo inicial é o mesmo da administração do comprimido: segurar o focinho e puxá-lo para cima. Mas a abertura da boca deve ser mínima, para que o líquido não escorra. Vá apertando a seringa lenta e pausadamente, para não dar a oportunidade do animal cuspir. Caso ele se movimente muito ou fuja, repita o procedimento até que toda a dosagem seja ingerida. Está errado pensar que está bom se ele já engoliu uma parte. 

Após o processo completo, seja o de comprimido, seja o de remédio líquido, ofereça um petisco  e brinque um pouco com o cão. Ele fará uma associação positiva do momento e a dificuldade irá diminuindo aos poucos. 

Outra forma

Um vídeo publicado recentemente na internet mostra um dono dando comprimido para sua cachorrinha. Ele chama sua tática de dar remédio para cachorro de "psicologia inversa". Vale lembrar que essa forma não tem eficácia totalmente comprovada. Assista ao vídeo para entender. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.