O coelho é um animal pequeno que pode ser uma ótima opção para quem tem pouco espaço em casa e quer sair do tradicional

Um grande problema enfrentado pelas pessoas que querem ter um animal de estimação em casa é o espaço. Hoje em dia a maior parte das pessoas moram em apartamentos pequenos ou não possuem um quintal para deixar os bichinhos. Por isso a procura por animais pequenos  aumentou muito. Uma das opções para quem quer sair do tradicional de ter um gato ou um cachorro é o coelho. 

via GIPHY

Apesar de ser conhecido como roedor, o coelho pertence à ordem  Lagomorpha e não à  Rodentia . É um animal herbívoro e possui diferentes raças, cada uma delas com o comportamento bem específico, por isso é importante uma pesquisa para escolher a que se encaixa melhor com a rotina da casa. 

A escolha do coelho 

Antes de qualquer decisão é preciso analisar todas as condições físicas e rotineiras da casa. Saber qual espaço pode ser disponibilizado para o novo animal é essencial . Coelhos pequenos costumam ficar em gaiolas por causa da fragilidade, já os maiores são mais resistentes e podem viver soltos. Outro ponto a ser analisado é a quantidade de bichinhos que se deseja ter, já que dois machos não convivem bem no mesmo espaço e um macho e uma fêmea pode ser sinônimo de constantes ninhadas. O mais indicado seriam duas fêmeas, mesmo que possa haver alguns problemas comportamentais. 

Conhecer o tempo disponível que terá para cuidar do coelho de estimação também é muito importante. Algumas espécies demandam mais cuidado do que outras. Os coelhos não precisam tomar banho, mas os mais peludos devem ser escovados diariamente, por exemplo. 

Raças mais recomendadas para coelho de estimação

Assim como os porquinhos da índia , os coelhos possuem diferentes espécies que precisam ser escolhidas de maneira consciente. 

- Coelho Chinchila: teve origem na França no século 20. É um animal de porte médio e pesa em torno de 2,5 e 3 Kg. São dóceis, inteligentes, gostam muito de brincar e são indicados para qualquer tipo de lar. 

Coelho Chinchila
Reprodução
Coelho Chinchila

- Coelho anão: como o nome já sugere, é muito pequeno e, por isso, ideal para apartamentos. Costumam medir entre 25 e 30 cm e pesar de 1 a 2 Kg. São dóceis, apegados ao dono e não precisam muitos cuidados especiais. 

Coelho Anão
Reprodução
Coelho Anão

- Coelho Angorá: possui um pelo macio e vasto, mesmo assim é indicado para pessoas que costumam ter alergia por possuir algumas características especiais. É uma espécie muito dócil.

Coelho Angorá
Reprodução
Coelho Angorá

- Coelho Hotot: a raça francesa é conhecida pelo corpo arredondado, orelha pequena e mancha escura em volta dos olhos. Pesa em torno de 1,5 Kg e é bem tranquilo. 

Coelho hotot
Reprodução
Coelho hotot

- Coelho Lion Head: possui o pelo do corpo curto e o do pescoço longo, dai o nome que, em português, significa cabeça de leão. A média do tamanho é de 30 cm e pesa entre 1,3 a 1,8 Kg.

Coelho Lion Head
Reprodução
Coelho Lion Head


Preparação da casa 

O coelho é um animal noturno e precisará de um período para se acostumar com a rotina da casa e passar a ter hábitos diurnos. A velocidade da adaptação vai depender da comodidade que o animal possui no novo ambiente, por isso é muito importante satisfazer todas as necessidades dele. 

- Casinha para o animal: é importante que haja um local só dele. No caso do coelho ficar solto pela casa, a gaiola pode estar sempre com a portinha aberta. Já se ele ficar no quintal, é importante haver uma interação diária e um local protegido de chuva, sol e vento. 

A gaiola ou casinha deve ter comprimento mínimo para o animal se esticar inteiro quando deitado e altura para ele sentar em cima das patinhas traseiras. O mais indicado são gaiolas com espaço de sobra. O chão deve ser coberto com madeira confortável. 

Uma caixa de areia higiênica, parecida com a utilizada pelos gatos, também é necessária. Além disso, proteger fios e objetos que possam ser roídos é essencial para que haja uma harmonia no relacionamento com o bichinho. 

Principais cuidados

via GIPHY


Os cuidados com o coelho são basicamente relacionados à alimentação, saúde (vacinação) e limpeza. Eles são animais que se limpam sozinhos e não precisam tomar banho. Aliás, a prática pode ser muito prejudicial para eles pelo estresse e perigo da água entrar na orelha e causar uma infecção. 

A alimentação do coelho de estimação se baseia na ração indicada pelo veterinário e o complemento de vegetais frescos. Entre eles brócolis, cenoura, rabanetes e outras opções que devem ocupar apenas 20% do consumo. Grãos e batata não são muito recomendados. 

O coelho deve ser devidamente vacinado e a gaiola limpa para evitar algum tipo de doença. O pelo tem de ser escovado com bastante frequencia, a necessidade varia de espécie para espécie. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.