As roupinhas viraram moda entre os donos de cachorro, mas elas vão muito além da estética e dos modelos lançados até pelas marcas de grife

Existem vários modelos e estilos de roupas para cachorro
Reprodução Pinterest
Existem vários modelos e estilos de roupas para cachorro

Os donos costumam considerar seus cachorros como filhos  e fazem de tudo para dar o que há de melhor para o bichinho. Dentre os ossos, biscoitinhos, brinquedos, caminhas, estão as roupas para cachorro muito usadas por essas pessoas para aquecer o animal ou deixá-lo mais arrumadinho e fofo. 

Mas afinal, será que as roupas para cachorro são alternativas viáveis e, especialmente, confortáveis para os cães? Será que fantasia-los de coelhinho na Páscoa ou de Papai Noel no Natal é realmente legal? Para evitar um desconforto do bichinho é preciso ter conhecimento de algumas informações.

Vantagens e desvantagens das roupinhas para cachorro

O mercado das variadas raças de cachorro fez com que alguns animais adaptados para o frio passassem a viver no calor e alguns adaptados ao calor passassem a viver no frio. Nesse segundo caso as roupinhas para cachorro são acessório indispensáveis, mas é preciso ter certeza das necessidades do animal antes de usá-las.

O cão de crista chinês e o whippet, por exemplo, são raças que possuem pouco pelo e realmente precisam usar roupinhas para cachorro quando as temperaturas caem. Já o Golden Retriver e o Husky Siberiano, contam não só com pelos longos, mas com uma camada de subpelos e estão sempre bem quentinhos. Colocar roupas nesses animais pode ser sinônimo de muito incômodo para eles.

É preciso saber se o animal se sente confortável para usar roupas para cachorro
Reprodução Pinterest
É preciso saber se o animal se sente confortável para usar roupas para cachorro

As roupinhas para cachorro vão muito além da estética. Se mesmo os animais de pelo curto se sentirem incomodados e tentarem tirar a roupa a qualquer custo, não tente obrigá-lo. Essa reação significa que ele não precisa daquilo e se sentir frio vai buscar outras formas de se aquecer. Os donos de cachorro  não podem cair em toda moda que lhes são vendidas. 

Dicas de como escolher a roupinha para cachorro ideal

- Prefira lojas ou empresas que fabriquem sob encomenda, de modo que as peças se encaixem perfeitamente à medida e ao porte do seu pet. As roupas para cachorro devem ser as mais confortáveis possíveis, e jamais devem ficar muito presas.

- Modelos com manguinhas compridas podem ser muito fofos, porém, costumam dificultar muito a movimentação do cachorro. Por isso, tire-as do plano.

via GIPHY

- Nada de itens que tenham decoração demais, como pequenas borboletas, botões, pedrarias e outros. Além de incomodar, seu cachorro vai querer arrancar tudo e pode acabar engolindo e engasgando.

- Prefira tecidos antialérgicos. Mesmo sendo um pouco mais caros, evitam que o cão desenvolva alguma problema de pele e que você tenha que gastar com remédios e consultas veterinárias depois.

Modelos de roupas para cachorro

- Agasalhos: compostos por calças e blusas de moletons, são os preferidos dos donos de cães com pouco pelo. Na hora de escolhê-los, lembre-se de verificar se há espaço para a movimentação das patinhas.  

via GIPHY

- Vestidinhos: os vestidos são verdadeiros sucessos para as cadelas. A finalidade do item é basicamente estética, por ser bem curtinho não esquenta muito. Se o animal não demonstrar incomodo, não há problema em utilizá-los.

- Regatas: as regatas podem ser encontradas para cachorros de todos os portes. Esse modelo é o mais confortável e o mais indicado, já que não limita em nada a mobilidade do animal. O material da regata é que vai determinar se ela vai esquentar muito ou não.

As tendências

Se você acha que as tendências da moda acompanham unicamente as roupas para humanos, está enganado: também existem tendências de roupas e acessórios caninos. Atualmente, marcas de grifes famosas também se dedicam à produção de linhas específicas de roupas para cachorro.

via GIPHY

Os itens que mais dão certo e que, consequentemente, são tendências para os animais de estimação são: moletons com capuz, regatas de time, capas de chuva, vestidinhos e saias, calças e fantasias. Além disso, outra tendência atual diz respeito aos acessórios, assim como cachecóis, coleiras, colares, chapéus, gorros, bonés e até mesmo óculos escuros.

E agora que você já conhece as principais informações (e até mesmo tendências) de roupas para cachorro, não se esqueça de que o primeiro passo antes de sair por aí com o seu animal vestido é saber se ele realmente se sente confortável.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.