A rotina do dono de um cachorro perdido é procurá-lo e se isso for feito da maneira correta, as chances podem aumentar muito

Não é novidade que a partir do momento em que um animal de estimação chega em nossas casas eles se tornam parte da família . A companhia do bichinho se torna essencial, a rotina muda e chegar em casa depois de um dia de trabalho passa a ser mais especial com a recepção calorosa do cãozinho. Mas se aconteceu algo de errado e, por algum motivo, o pet desapareceu, fica um vazio e a rotina do dono passa a ser procurar o cachorro perdido. 

Procurar um cachorro perdido pode não ser tarefa fácil
Reprodução
Procurar um cachorro perdido pode não ser tarefa fácil

Na hora do desespero a procura do cachorro perdido pode não ser feita de uma forma eficaz e, como o tempo é um fator muito importante nesses casos, é preciso se manter calma e seguir alguns passos. Confira as atitudes que podem ser tomadas e aumente as chances de encontrar o seu animalzinho. 

Logo após o desaparecimento do cachorro perdido 

Manter no cachorro uma coleira que tenha as informações do dono é uma ótima precaução
Reprodução
Manter no cachorro uma coleira que tenha as informações do dono é uma ótima precaução

No momento em que você perceber que o animalzinho desapareceu, tente se lembrar quanto tempo já passou desde a última vez que o viu e em qual local ele estava. Calcule então a distância que ele pode ter percorrido e monte um trajeto pelas redondezas para procurá-lo. Se houver mais de uma pessoa para ajudar na busca do cachorro perdido , monte um trajeto para cada uma para aumentar suas chances. Saia de casa de carro ou a pé chamando pelo nome dele por todo o percurso. Se tiver alguma foto fácil, leve com você e mostre para as pessoas que encontrar no caminho, pedindo alguma informação. 

No dia seguinte 

Se a primeira busca do cachorro perdido não tiver surtido efeito, é hora de tomar outras atitudes. Faça cartazes e pequenos panfletos com a foto do cachorro, nome, características e os contatos do dono, imprima e distribua pela vizinhança. Porteiros de prédios, vizinhos, carteiros, motoristas de ônibus, lixeiros e pessoas que andam constantemente pelo bairro podem ser peças importantes na busca, entregue panfletos para essas pessoas. Além disso, cole cartazes em postes, supermercados, igrejas, pet shops  e farmácias da região. 

Nunca desista de procurar pelo seu cachorro perdido
Reprodução
Nunca desista de procurar pelo seu cachorro perdido

Mas nunca desista de procurar, percorrer pelas ruas da redondeza ainda é uma tarefa muito importante. A maior parte dos bairros ficam mais calmos no período da noite, essa pode ser uma boa hora para a busca do cachorro perdido.  Esteja sempre atento, o animal pode retornar para a casa e ir embora novamente caso não encontre uma forma de entrar. 

Algum tempo depois do desaparecimento

Mantenha sempre contato com canis e pet shops que o seu animal possa ter sido levado se encontrado. Caso acredite na possibilidade de ele ter sido roubado ou raptado, vá até a polícia e registre um boletim de ocorrência. 

A internet também pode te ajudar nessa missão. As redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat podem ser meios de espalhar o anúncio que produziu. Acesse constantemente sites de adoção de animais, a maioria deles são cachorros resgatados da rua. Existem também sites específicos para cachorro perdido. Mantenha-se conectado e boa sorte na busca. Hoje em dia há o recurso da aplicação de um chip em cães para localiza-los, pode ser uma boa forma de prevenção. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.