O hamster tem o sistema digestivo mais fraco do que dos humanos, então é importante não oferecer os alimentos proibidos

Quando adquirimos um bichinho de estimação é muito importante conhecer a sua dieta antes. Assim, quando formos no pet shop, saberemos exatamente o que comprar, garantindo assim uma boa alimentação e evitando a falta de nutrientes no organismos. Esta regra vale para todos os animais, incluindo o hamster. 

Veja mais:  Saiba quais cuidados que se deve ter com um hamster

Além de conhecer bem quais alimentos o bichinho come, devemos também saber quais são proibidos. Estar informado irá evitar que o  hamster  tenha problemas gastrointestinais e fique predisposto a contrair doenças. A alimentação está ligada diretamente a saúde do animal, por isso a importância saber o que dar ou não a ele. 

Conheça os alimentos proibidos para hamster para oferecê-los por engano
Reprodução Pinterest
Conheça os alimentos proibidos para hamster para oferecê-los por engano

Antes de conhecer os alimentos proibidos, saiba que a dieta ideal de um hamster consiste de cereais, frutas, verduras, carnes ou insetos. Esses elementos são fundamentais e devem ser oferecidos de forma proporcional às suas necessidades físicas. É fácil encontrar à venda em lojas de animais estes produtos, e a maioria está classificado segundo a raça do roedor. 

Apesar de estar disponíveis em pet shops estes alimentos, no caso de frutas e verduras procure oferecer frescas. Não dê em quantidade excessiva, pois pode fazer mal à saúde. E, é importante retirar da gaiola os restos para evitar que apodreçam e acumulem germes e bactérias. 

Leia também:  O hamster está entre os animais de estimação mais indicados para crianças

Fique atento se for dar uva, cenoura e beterrada. Esses três alimentos devem ser oferecidos de forma controlada, uma ou duas vezes por semana e sempre em pouca quantidade. 

Mas afinal, quais são os alimentos proibidos?

Mesmo que o hamster coma diversos tipos de frutas e verduras, algumas são proibidas. É o caso das cítricas, como laranja, limão e abacaxi, pois a acidez não faz bem ao roedor. Também não dê abacate, batata, mandioca e sementes de maçã. Lembre-se de retirar as sementes ou caroços quando oferecer frutas. 

via GIPHY

Já em relação aos vegetais, também existem aqueles que não devem ser dados, por exemplo alho, cebola, aipo, orégano, rabanete, manjericão e salsa. Dentre os cereais, milho também é extremamente proibido. Ele é um vilão para o roedor, pois é causador de tumores com seu consumo frequente.

Proibidos para qualquer animal, jamais ofereça comida de consumo humano, como é o caso dos alimentos industrializados, pois contém altos níveis de sal e gordura, muito prejudiciais à saúde do hamster. Também não dê doces, açúcar, legumes temperados e feijão cru. 

Saiba mais:  Conheça as doenças mais comuns em hamster

O hamster tem o sistema digestivo bem mais fraco do que dos humanos, então não ofereça qualquer um dos alimentos proibidos. Caso ele coma sem querer, leve-o ao veterinário por precaução. Ele saberá como proceder corretamente nesta situação. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.