Quando adquirimos um bichinho de estimação é muito importante conhecer a sua dieta antes. Assim, quando formos no pet shop, saberemos exatamente o que comprar, garantindo assim uma boa alimentação e evitando a falta de nutrientes no organismos. Esta regra vale para todos os animais, incluindo o hamster. 

Veja mais:  Saiba quais cuidados que se deve ter com um hamster

Além de conhecer bem quais alimentos o bichinho come, devemos também saber quais são proibidos. Estar informado irá evitar que o  hamster  tenha problemas gastrointestinais e fique predisposto a contrair doenças. A alimentação está ligada diretamente a saúde do animal, por isso a importância saber o que dar ou não a ele. 

Conheça os alimentos proibidos para hamster para oferecê-los por engano
Reprodução Pinterest
Conheça os alimentos proibidos para hamster para oferecê-los por engano

Antes de conhecer os alimentos proibidos, saiba que a dieta ideal de um hamster consiste de cereais, frutas, verduras, carnes ou insetos. Esses elementos são fundamentais e devem ser oferecidos de forma proporcional às suas necessidades físicas. É fácil encontrar à venda em lojas de animais estes produtos, e a maioria está classificado segundo a raça do roedor. 

Apesar de estar disponíveis em pet shops estes alimentos, no caso de frutas e verduras procure oferecer frescas. Não dê em quantidade excessiva, pois pode fazer mal à saúde. E, é importante retirar da gaiola os restos para evitar que apodreçam e acumulem germes e bactérias. 

Leia também:  O hamster está entre os animais de estimação mais indicados para crianças

Fique atento se for dar uva, cenoura e beterrada. Esses três alimentos devem ser oferecidos de forma controlada, uma ou duas vezes por semana e sempre em pouca quantidade. 

Mas afinal, quais são os alimentos proibidos?

Mesmo que o hamster coma diversos tipos de frutas e verduras, algumas são proibidas. É o caso das cítricas, como laranja, limão e abacaxi, pois a acidez não faz bem ao roedor. Também não dê abacate, batata, mandioca e sementes de maçã. Lembre-se de retirar as sementes ou caroços quando oferecer frutas. 

Já em relação aos vegetais, também existem aqueles que não devem ser dados, por exemplo alho, cebola, aipo, orégano, rabanete, manjericão e salsa. Dentre os cereais, milho também é extremamente proibido. Ele é um vilão para o roedor, pois é causador de tumores com seu consumo frequente.

Proibidos para qualquer animal, jamais ofereça comida de consumo humano, como é o caso dos alimentos industrializados, pois contém altos níveis de sal e gordura, muito prejudiciais à saúde do hamster. Também não dê doces, açúcar, legumes temperados e feijão cru. 

Saiba mais:  Conheça as doenças mais comuns em hamster

O hamster tem o sistema digestivo bem mais fraco do que dos humanos, então não ofereça qualquer um dos alimentos proibidos. Caso ele coma sem querer, leve-o ao veterinário por precaução. Ele saberá como proceder corretamente nesta situação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!