Criada em larga escala em solos calcários da Europa e Ásia, a Nepeta Cataria, também conhecida como "catnip" (ou "erva de gatos") é uma planta famosa por seus poderes estimulantes em gatos. Além de ser vendida pura, a erva também pode ser encontrada em alguns tipos de brinquedos para gatos, nesses casos tendo a sua especificação na embalagem.

Leia mais:  Gato perdido invade pet shop e enlouquece com a erva do gato

O que torna a erva de gatos tão atraente para os bichanos é a presença da neptalactone, uma substância capaz de causar um efeito estimulante no cérebro dos pets. Mas seus usos já foram além; o chá feito com a erva era amplamente apreciado no Império Romano. Já na Idade Média ela era utilizada para condimentar carne e temperar sopas.

A erva de gatos deixa o bichanos mais felizes e relaxados.
Reprodução/ Shutterstock
A erva de gatos deixa o bichanos mais felizes e relaxados.


Como a planta afeta o gato?

A reação à catnip é hereditária, sendo que nem todos os felinos são atingidos por ela e seus efeitos podem ter graus diferentes. Estima-se que cerca de 75% dos felinos atualmente de fato são atingidos pela erva, sendo que os filhotes e gatos mais velhos são mais suscetíveis.

Ao entrar pelo nariz dos peludos, a neptalactone ativa o bulbo olfatório e manda sinais nervosos para várias partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo (responsáveis pelas emoções dos pets). As reações são de rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta para tentar tirar mais cheiro ainda. Caso o gatinho engula a planta, ele irá apresentar um comportamento mais calmo. Todas esses efeitos de alegria e relaxamento podem durar até 10 minutos. Para que os efeitos sejam sentidos novamente pelo bichano é preciso esperar até 30 minutos.

Veja também:  Seu gato tem mania de arranhar? Saiba o por que e como isso pode ser mudado

O jeito mais indicado para se dar o produto para o animal é comprar a erva desidratada (que pode custar até R$ 30,00 em pet shops) e o espalhar uma vez por semana em um ponto do chão. O gato pode se tornar imune a erva caso seja exposto demais à ela, então tenha moderação!

A erva de gato pode fazer mais para o pet?

Ao contrário que muitas pessoas pensam, a catnip não vicia os pets. O máximo que pode acontecer é que o animal durma por bastante tempo após brincar com a erva. Isso é normal e se dá por conta do gasto elevado de energia do pet durante esse período. 

Não é possível ter uma overdose do produto, mas o gato ingerir uma quantidade maior do que a suportada pelo organismo ele pode apresentar vômitos e diarréias. Entretanto isso é uma coisa rara, os gatos costumam perceber quando já comeram demais e param. 

Leia também:  Gato babando pode ser motivo de alegria ou preocupação

Também é possível usar a erva para adestrar os felinos, como por exemplo os instruir a brincar com um brinquedo ao invés de destruir móveis. A erva de gatos não possui contra indicações, mas é importante observar a reação dos animais após a exposição, sendo que alguns podem ficar extremamente agitados e até mesmo agressivos!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!