As roupas para cachorros costumam dividir opiniões entre os donos. Muitos afirmam que elas são apenas caprichos e que no final acabam incomodando o animal (que não é biologicamente preparado para usar esses materiais). Há também quem diga que essas vestimentas podem trazer benefícios para o pet, como o proteger contra o frio.

Leia mais:  Tenha seu coração derretido com essas fotos de cachorros de roupa

De fato, as roupas para cachorros ajudam o animal em temperaturas frias. Os pets com o pelo curto (e até mesmo algumas raças com a pelagem mais longa) e que dormem do lado de fora de casa ficam suscetíveis às mudanças climáticas. Assim como nós, eles sentem frio e podem acabar pegando alguma doença por causa disso. Portanto, é essencial que o cão use vestimentas adequadas nesses casos.

Os cachorros realmente precisam usar roupas?

As roupas para cachorros são muito importantes para algumas raças, pois ajudam o animal a manter a temperatura corporal.
Reprodução/ Shutterstock
As roupas para cachorros são muito importantes para algumas raças, pois ajudam o animal a manter a temperatura corporal.


Há quem argumente que os cachorros, quando na natureza, sobreviviam sem o uso de vestimentas especiais. Entretanto, vale a pena exaltar que haviam tocas onde os animais podiam se refugiar contra o frio e que a matilha geralmente dormia toda junta - o que auxiliava na manutenção da temperatura corporal.

Sem contar que as raças de cachorro domésticas, como conhecemos hoje em dia, foram manipuladas geneticamente pelo ser humano, tirando as proteções naturais que um cão selvagem teria contra o frio. Muitas delas não sobreviveriam na natureza e em muitos casos o uso de vestimentas especiais é essencial.

Como comprar a roupa para cachorros?

Assim como com os humanos, o tamanho do animal e outros fatores também precisam ser levados em conta na hora de comprar as roupas. 

Preste atenção no tecido do acessório. Priorize peças feitas com materiais que não incomodem o pet e causem alergias; como algodão, flanela, plush, malha e manta acrílica. Materiais sintéticos e todos tipos de lã devem ser evitados por causarem desconforto, coceira e até mesmo feridas no animal. 

Certifique-se que as roupas para cachorros não possuem nenhum enfeite que possa atrapalhar a movimentação do cão.
Reprodução/ Shutterstock
Certifique-se que as roupas para cachorros não possuem nenhum enfeite que possa atrapalhar a movimentação do cão.


Fique longe de roupas enfeitadas com babados, brilhos, fitas e outros penduricalhos. O atrito constante entre os enfeites e a pele do animal podem causar feridas, dificultar a locomoção ou serem mordidas e arrancadas.

Verifique também que a roupa possui uma abertura traseira para que o animal possa fazer as suas necessidades sem se sujar.

Veja também:  É inevitável dar risada com os trajes desses cães engraçados

Contra indicações

Apesar de todas as suas vantagens, ainda é preciso ficar atento a algumas contra indicações dos acessórios. 

  • Verifique se o seu cão tem alergia a determinado tecido antes de comprar a roupa/
  • Cães com o pelo muito longo ou que estão acima do peso muitas vezes não necessitam de um auxílio para lidar com o frio. Evite o uso de vestimentas nesses casos, elas podem causar hipertermia (aumento exponencial na temperatura corporal) no animal;
  • A roupa precisa estar sob medida para o animal, um tamanho desproporcional pode trazer dificuldades de movimentação para o pet. 
  • Não faça o animal usar a roupa por muito tempo. Por aumentar a temperatura, ela fazem o cão transpirar e contribuem para o aparecimento de fungos e bactérias. 
  • Tenha muito cuidado com os cachecóis. Muitos cachorros se sentem desconfortáveis com o acessório e podem tentar arrancá-lo com mordidas e puxões (ação que pode acabar os sufocando). 

Leia mais:  Alunos fazem roupinhas para proteger galinhas do frio

Evite exageros na hora de escolher as roupas para cachorros. Sempre opte pelo mínimo de acessórios possível e  suspenda o uso imediatamente caso o animal se sinta desconfortável. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!