A tartaruga aquática pode ser criada dentro de casa
Reprodução Pinterest
A tartaruga aquática pode ser criada dentro de casa

Pode não parecer, mas a tartaruga é um animal de estimação bastante comum nas casas. Ela pode não estar na lista dos tradicionais, como cão, ave e gato, porém também não está entre os exóticos. Existem várias espécies de tartarugas domésticas, mas no caso iremos falar sobre as aquáticas.

Mais:  Tartarugas fofinhas vão na manicure com suas tutoras e arrasam na internet

As que vivem na água precisam, obviamente, de um aquário para viver. Geralmente são bem pequenas, fofas e cabem na palma da mão. Podem não ser muito ativas e interativas, mas seu aspecto encantador compensa. As crianças ficam fascinadas por esse réptil. Dar uma tartaruga para seu filho pode ser um ótimo aprendizado sobre responsabilidade e cuidados com os animais. 

No entanto, cuidar desse pet não é fácil. Pode parecer estranho que um bicho tão pequeno exija tanto cuidados e alto custo, mas é o que acontece. Antes de adquirir uma, saiba que a tartaruga é um investimento de longo prazo. Se for bem cuidada, pode viver uns 50 anos e algumas espécies chegam até os 100, o que significa que poderá viver mais do que você. Veja se você tem condições de cuidar por longos anos dela. 

Adquirir uma tartaruga exige responsabilidade e tempo do dono. Você precisará ceder um espaço na casa, ficar atento com a alimentação e manter o aquário sempre limpo. E não esqueça que, embora não saiam para passear ou não possam brincar fisicamente, também precisam de atenção e muito amor. Mas, se você ainda sim deseja ter esse bichinho, precisa escolher a espécie e aquirir a sua. 

Escolhendo a tartaruga

A maioria dos pet shops vendem tartarugas aquáticas, por isso pode não ser difícil de encontrar. Certifique-se que o local é de confiança e conver com um vendedor para ver qual é a melhor espécie para você. Também vale entrar em contato com criadores legalizados para adquirir a sua. Garanta que você está adquirindo um bicho em boas condições da saúde. 

Comprando os utensílios

Em lojas especializadas é fácil encontrar um aquário ou terrário apropriado para sua tartaruga. As aquáticas precisam ter seu próprio habitat, com uma piscina de profundicade suficiente para nadar tranquilamente e uma área seca, para que se secar, tomar sol e descansar. 

O tamanho do ambiente irá depender do tamanho da tartaruga. Como base, conte com um tamanho de pelo menos três ou quatro vezes o comprimento do réptil. Ela precisa se movimentar de forma confortável pelo aquário. Sempre preze pelo tamanho maior, pois irá proporcionar uma condição de vida melhor. Tenha em mente que talvez precise trocar ao longos dos anos caso a tartaruga cresça.

Saiba mais:  Registro e certidão para animais são novidades no mercado e podem ser vantajosos

Adicione decoração no aquário. Compre palmeiras, castelos ou plantas de plásticos para tornar o ambiente mais bonito e agradável. É bom criar um local bem próximo do real para seu animal. 

undefined
Reprodução Pinterest

É importante que a tartaruga se movimente de forma confortável no aquário


A importância da temperatura

Como todos os répteis, as tartarugas são ectotérmicas, ou seja, não tem mecanismos internos para regular sua temperatura e precisam do auxílio de fatores externos. Por isso são conhecidos por animais de sangue frio. Dessa forma, a atenção com a temperatura é algo muito importante para a saúde da tartaruga.

A temperatura da água deve ser morna, entre 26ºC e 30ºC. É importante que ela não varie em relação a temperatura externa, caso contrário quando saírem da água haverá uma mudança demasiado brusca, que com o tempo pode afetar a saúde. Na parte seca, o aquário deve ficar num local da casa em que raios solares atingem essa região. Se não tiver um ambiente que receba luz natural, compre uma lâmpada que simule o efeito e que aponte para a parte seca. 

Leia Também

A luz é indispensável na vida de um réptil. Ela irá garantir a saúde dos ossos e carapaça. Então, jamais deixe o aquário perto de correntes de ar e a tarturuga não deve suportar temperaturas abaixo de 5°C ou acima de 40°C. 

Alimentação

Em lojas de animais é possível encontrar alimentos apropriados para tartarugas. Elas são animais onívoros, isso significa que comem de tudo. Por isso, você pode variar a dieta dando peixe cru e com pouca gordura, vegetais, grilos, larvas ou pequenos insetos. Antes de decidir como alimentar o pet, consulte um especialista para te aconselhar nessa tarefa. 

Leia também:  Saiba como um cão e uma tartaruga se tornaram melhores amigos

A quantidade de comida irá variar coforme a idade. No caso dos filhotes, deverá alimetá-los uma vez ao dia e se for grande, faça isso apenas três vezes por semana. O especialista também pode te ajudar a saber a quantidade exata de alimento e quando oferecê-lo de acordo a espécie. Lembre-se de reservear um lugar apenas para colocar a comida, facilitando também a limpeza.

Cuidado, pois esse réptil come tudo que vê pela frente. Por isso é importante verificar se o que ele está ingerindo é adequado às suas necessiadades nutricionais. Jamais ofereça comida industrializada, muito temperada ou açucarada.  

Uma alimentação saudável e balanceada garante a longevidade da tartaruga
Reprodução Pinterest
Uma alimentação saudável e balanceada garante a longevidade da tartaruga


Higiene

A limpeza do aquário é algo indispensável. Caso tenha condições, compre um sistema de filtros em lojas de animais, assim não terá que realizar a troca da água toda semana. Apenas limpe o filtro regularmente. Mas quando não existe esse sistema, 25% da água deve ser trocada semanalmente. Uma substituição total removeria as bactérias benéficas, tão essenciais à saúde do aquário. 

Remova diariamente os resíduos da tartaruga com uma pá, retire os alimentos velhos para não apodrecerem e troque a água de beber sempre.

Leia mais:  Vai viajar e não sabe como manter o peixe bem cuidado? Confira dicas

Saúde

A tartaruga é um animal saudável e a maioria das doenças acarretam do desconhecimento das suas necessidades básicas. Se for fornecido alimentação adequada, luz solar diariamente e manter o ambiente limpo, será bem difícil o animal adoecer. 

Encontre um veterinário especializado em répteis, anfíbios e outros animais de estimação exóticos para prestar cuidados para sua tartaruga. Ele irá te ajudar a sanar suas dúvidas sobre os cuidados e garantirá a boa saúde do animal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!