É comum os cães ainda filhotes morderem tudo que veem pela frente. Os dentes de cachorro nessa fase ainda estão bem afiados, como se fossem agulhas, e as mordidas machucam mais do que as de um animal já adulto. Eles adoram mastigar objetos como chinel o, móveis, mãos de pessoas e se o tutor bobear, até o celular. 

A cenoura é um dos alimentos que ajuda na mastigação de na saúde dos dentes do cachorro
Reprodução
A cenoura é um dos alimentos que ajuda na mastigação de na saúde dos dentes do cachorro

Mas também é importante lembrar que além de receberem mordidinhas, os tutores devem ter uma série de cuidados com os dentes de cachorro e de gato desde o início da vida, ainda quando bebê. Por mais que ainda não seja a dentição permanente, a falta de higiene pode acarretar vários problemas de saúde. 

Veja mais:  Cachorro obeso: como evitar e reverter a situação

Desenvolvimento dos dentes

Primeiro é bom saber quando exatamente os dentes de leite começam a nascer. Entre a sexta e sétima semana de vida do cão ou gato, já no segundo mês, ou ainda mais para frente, até a décima segunda semana eles começam a apresentar as pontinhas pelo menos.

A troca para os permanentes começa a partir de três meses, assim como em crianças pequenas e pode durar até o sétimo mês até ter todos completos na boca. Um cão adulto deve ter 42 dentes e o filhote 28; o gato adulto tem 30 e o filhote 26.

Durante as mudanças o animal apresenta sangramento da gengiva e mau hálito, o que é perfeitamente normal nesse período e não exige preocupação do tutor. Também fica mais seletivo com os alimentos e não é tudo que mastiga com facilidade. 

Nem todos os cães realizam a troca completa; algumas raças tem dentição dupla, ou seja, os de leite não caem a tempo do permanente começar a nascer e um fica em cima do outro. Esse problema aumenta o acúmulo de sujeira entre os dentes e é propício para a cárie, além de desviar a mordida do cachorro e deixar a arcada dentária torta - questão resolvida apenas com extração de dentes. Raças como Lhasa Apso, Yorkshire Terrier, Poodle, Maltês e Pincher são os mais propensos.

Alguns sinais como irritação e vermelhidão da gengiva , além de inchaço, são comuns e totalmente normal. Afinal, o dente está rasgando a pele para tentar passar. Devido à coceira e ao incômodo eles mordem sem parar .

Cuidar dos dentes de cachorro e gato é muito importante para a saúde deles
shutterstock
Cuidar dos dentes de cachorro e gato é muito importante para a saúde deles


Cuidados com dentes de filhotes de cães

Durante o período de queda dos dentes de leite , é normal os animais os engolirem e por isso o tutor não os encontra, só percebe depois que caiu.

Nessa fase antes da troca total, o animal ainda tem um hálito bom e menos chances de desenvolver problemas bucais, mas mesmo assim precisa de alguns cuidados básicos para não ser prejudicado futuramente e melhorar sua qualidade de vida.

  • Escovação - escovar os dentes do pet deve se tornar um hábito no mínimo semanal, logo no início da vida dele. Isso evita uma série de  doenças periodontais e infecções bacterianas que possam entrar em contato com o resto do organismo; além de esse costume garantir bom hálito. 
  • Alimentação - alguns alimentos saudáveis podem ser bons aliados da saúde bucal de seu animal.  Por incrível que pareça, o alecrim e o eucalipto são plantas ótimas para isso. Elas mantêm um hálito refrescante e ajudam a limpar os restos de comida presos nos dentes do animal. É fácil de encontrar em forma de osso, biscoitos ou palitos. Com a mesma função de higienizar, a maçã, cenoura e o aipo são boas pedidas, apesar de este último ter um sabor amargo, menos aceito pelos cães. Mas lembre que o animal ainda é filhote e nem todos os alimentos duros ele consegue mastigar. 
  • Brinquedos - os brinquedos mastigáveis são importantes não exatamente para limpar os dentes, mas para garantir que o animal possa coçar a gengiva e diminuir o incômodo do nascimento da dentição. Ofereça bolinhas de borracha e cordas para ele roer. 
  • Gelo - por incrível que pareça a temperatura super baixa do gelo ajuda a amenizar as dores da gengiva durante a troca da dentição e traz uma sensação ótima para o filhote.

Leia também:  Os cachorros bebem leite?


Cuidados com dentes de filhote de gato

Assim como no caso dos cães, os gatinhos precisam ter seus dentes escovados pelo menos uma vez por semana, mas o ideal é três. O problema é que são mais ariscos para essa atividade. O tutor provavelmente terá mais trabalho. No entanto, basta usar algumas técnicas.

Compre uma escova adequada para o animal e associe-a a petiscos e carinho, por exemplo. Na primeira vez, faça um carinho com o objeto nele e faça um afago toda vez. Aos poucos ele vai se acostumar. O filhote aceitará com mais facilidade esse processo, então aproveita enquanto está nessa fase. É indicado levá-lo ao veterinário a cada seis meses para uma revisão. 

Se a escovação for diária o ideal é usar a pasta apenas uma vez por semana e nas outras somente a escova úmida. Esse processo evita o acúmulo de tártaro, formação de cárie e até a perda de dentes.

Nem sempre os dentes de leite de gatinhos são perceptíveis, por serem muito pequenos. É comum o tutor nem notar quando ocorre a troca e só ver a dentição grande, permanente e brilhante depois de um tempo. 

Mas, ao contrário de cães, os  felinos não podem comer frutas e o ideal é verificar com o veterinário quais os alimentos mais indicados para melhorar sua dentição. 

O ideal é cuidar dos dentes de cachorro e gato desde filhotes para evitar problemas futuros e já garantir um hábito em casa e acostumar o pet ainda quando bebê. Procure manter sempre uma alimentação balanceada também e evite dar ossinhos muito duros, pois além de o animal poder se machucar, tende a engolir pedaços soltos - o que prejudica seu estômago. 

+Escovação dos dentes melhora a qualidade de vida dos pets

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!