Os pássaros são ótimos animais de estimação e visitantes bem-vindos de seu jardim. Qualquer espécie de ave precisa de cuidados especiais como qualquer outro animalzinho, e é importante que não se esqueça disso.

Mais:  Coisas sobre a medicina veterinária que você não sabia

Se você está pensando em ter um, os cuidados necessários incluem uma boa moradia, alimentos nutritivos e atenção quanto à saúde da ave. Muitas das doenças em pássaros  são causadas pela falta de limpeza nos comedouros e bebedouros, por exemplo. Então, aprenda como cuidar da sua ave.

Os pássaros precisam de cuidados especiais
Reprodução Pinterest
Os pássaros precisam de cuidados especiais


Gaiola

A gaiola adequada dependerá do tipo de ave, então saiba antes qual espécie você tem ou irá escolher para comprar o melhor produto.

O tamanho da gaiola deve ser o suficiente para a ave abrir suas asas em toda sua envergadura. Para algumas espécies, conseguir voar pequenas distâncias dentro da gaiola pode ser importante para garantir um ambiente saudável. Então, quanto maior o tamanho melhor.

Apesar das gaiolas maiores serem mais caras e difíceis de limpar, se você não fica tanto em casa e/ou não tem tempo para tirar o pássaro, terum maior espaço é essencial. Gaiolas pequenas costumam levar a problemas de comportamento.

Mais:  Os 12 melhores gifs para comemorar o Dia Mundial do Gato

As hastes da gaiola não devem ser muito próximas e nem muito distântes. Muito pequenas ou próximas, as garras da ave podem ficar presas nelas; e espaçadas demais possibilitam o pássaro passar a cabeça por ela e ficar preso, ou podendo até escapar.

Para a limpeza, ponha alguns jornais ou revistas velhos no fundo da gaiola. Isso torna a limpeza bem mais fácil, e o papel pode ser jogado no lixo facilmente e trocado por um novo para o próximo dia. 

Alimentação

Antes de determinar o que sua ave irá comer, saiba quais sementes e rações são especiais para a espécie. Troque os grãos diariamente e retire os restos de comida da gaiola para não apodrecerem.

Leve a criação da sua ave a sério
Reprodução Pinterest
Leve a criação da sua ave a sério

Dê as mesmas frutas e vegetais frescos e saudáveis que você come. A alimentação fica mais verde e a dieta, mais variada. Uma mistura ou variedade de alimentos é ótima para a saúde do seu animal.

Os comedouros devem ser limpos regularmente, pois pode acumular poeira e bolor por causa do resto de ração e sementes. No caso de alimentos frescos como frutas e verduras, eles devem ser lavados assim que o alimento for retirado.

Existem algumas comidas que não são adequadas para muitas espécies de aves, como nenhum tipo de álcool, chocolate, abacate, condimentos e temperos. Todos eles contêm componentes químicos que podem ser tóxicos aos pássaros.

Troque a água todos os dias, pois a água parada pode gerar fungos e germes nocivos para a saúde do pássaro. A limpeza do bebedouro também deve ser diária. Mantenha sempre limpa o recepiente, escovando com água e sabão.

Mais:  Veja os 6 animais de estimação mais raros, e caros, para se ter em casa

Os potes de água e comida devem ficar no alto e fora do alcance de galhos acima deles, para evitar que os pássaros defequem em cima da comida.

Limpeza 

Os pássaros não precisam se limpar tanto quanto outros tipos de animais. Coloque uma banheira para o banho de 2 a 3 vezes por semana, grande o bastante para o tamanho da ave. Retire a banheira logo em seguida para não correr o risco do pássaro beber da água suja. Para fêmeas em período de reprodução a banheira deve ser colocada todos os dias para que os ovos possam umidecer.

Esses animais gostam de se banhar para se refrescar em climas mais quentes, então ofereça água a eles em períodos assim. Além disso, eventualmente dê um osso de siba para sua ave lixar seu bico e afiá-lo. 

A gaiola também deve ser limpa para reduzir as chances de seu pássaro desenvolver infecções bacterianas, virais ou causadas por fungos. Troque o forro regularmente, limpe as fezes que caírem em brinquedos ou poleiros e tire alimentos não comidos que se acumulem no chão da gaiola.

Faça a limpeza somente com produtos de limpeza neutros e não tóxicos. As aves são animais delicados, então descubra se o produto é seguro para elas antes de usá-los. 

Comportamento e cuidados

Preste sempre atenção no comportamento de seu pássaro. Se ele estiver muito agitados ou desanimado pode ser sinal de algum desconforto ou doença. Certos sinais físicos também são indícios de problemas, como a troca de plumagem frequente e fora de época. Isso pode ter como causa alimentação inadequada, doenças de pele, parasitas, entre outros. 

Ache um veterinário que tenha qualificação para trabalhar com pássaros. Leve seu animal para check-up regularmente, saiba da necessidade de cortar o bico e as unhas e se atente as vacinas e vermífugos. Apenas o profissional sabe o que é melhor para sua ave. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!