Saiba quais são os principais passos para conseguir dar banho em gatos em casa sem ter muito trabalho

Dar banho em gatos pode ser um grande desafio
Reprodução Pinterest
Dar banho em gatos pode ser um grande desafio

Os gatos são animais conhecidos por terem pavor de água e não gostarem de tomar banho. Mesmo que sejam animais consideravelmente limpos, já que a língua deles é áspera e possui milhares de papilas que ajudam a limpar o pelo e retirar os que caíram, a higiene é algo fundamental para a saúde  e a rotina de dar banho em gatos não pode ser deixada de lado.

Ao contrário do que muitos pensam, dar banho em gatos não é um trabalho tão árduo. Se você souber os principais passos que devem ser tomados no momento da higiene do bichano e se ele já estiver acostumado com isso desde pequeno, o stress será mínimo.

Passo a passo para dar banho em gatos

1º. Corte as unhas do animal. Além de ser importantíssima para a higiene , essa prática irá te proteger de possíveis ataques. É importante que isso não seja feito no mesmo dia do banho por também ser algo estressante para o animal.

2º. Brinque com o bichano . Induzir o gato a correr e gastar bastante energia antes do banho pode diminuir as vezes que ele tentará te morder, arranhar ou fugir. Faça isso já dentro do banheiro e com a porta fechada, para que ele se acostume com o ambiente.

via GIPHY

3º. Escove o pelo do gato. Quando o bichano já está molhado fica muito difícil desfazer os nós e isso pode ser um complicador para o momento. Além disso, muitos gatos gostam de ser escovados, use isso como uma ferramenta para acalmar o animal.

4º. Tenha uma banheira com tamanho adequado, aquelas de plástico já são suficientes. Coloque uma toalha velha no fundo para que o gato possa cravar as unhas e ganhar maior segurança. Não encha a banheira até a boca.

via GIPHY

5º. Tenha tudo que vai precisar para dar banho em gatos ao seu alcance. Durante o banho você precisará estar sempre perto do animal e não conseguirá sair para pegar o shampoo (que deve ser especial para gato), por exemplo, sem que haja uma fuga.

6º. Seja firme e não lute contra possíveis ataques do gato. Molhe o animal apenas até o pescoço, passe o shampoo fazendo massagem para deixá-lo mais tranquilo e use um copo para jogar a água e enxaguá-lo. Um jato de água muito forte pode assustar o bichano.

7º. Tenha uma toalha em mãos para secar o gato assim que ele sair da banheira. Dê algumas batidinhas (de leve) nele com a toalha para tirar o excesso de água. Só depois utilize o secador.

via GIPHY


8º.  Dê uma recompensa para o gato caso o banho tenha sido bem sucedido.

Se você seguir todos esses passos verá que dar banho em gatos pode não ser algo tão assustador. Mas caso ache que terá muito trabalho para fazer isso em casa, existem outras opções. A primeira delas é levar o animal para um pet shop e pagar pelo banho. A segunda é investir em um banho com lenços úmidos especiais, disponíveis no mercado. O importante é não deixar o banho de lado e manter o gato protegido de pulgas e doenças de pele.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.