Brasil Econômico

Mesmo os gatos das raças mais sociáveis, como Angorá Turco, Siberiano, Chartreux, Ragdoll e Birmane, podem ter um comportamento arisco e amedrontado dependendo do seu modo de vida e personalidade. Em muitos casos, as atitudes de um gato bravo podem acabar desestabilizando a vida de uma família inteira.

Leia mais:  Entenda um cachorro bravo e saiba como agir para tratá-lo

Saber lidar com um gato bravo pode ajudar não só as pessoas que convivem com o bichinho, mas a ele mesmo. Diversas razões podem estar por trás do comportamento do pet, essas podem ser desde a falta de socialização, dores e desconfianças até traumas passados. Os sintomas são mais frequentes em animais resgatados das ruas, mas felizmente é possível reverter esse quadro.

Identificando o problema

O primeiro passo é identificar o problema que leva o animal a ter um comportamento anti social. Isso pode ser feito por meio da observação. Veja se o animal foge de pessoas que vivem na mesma casa que ele, um dos principais motivos para a agressividade é o medo e desconfiança de pessoas. Isso é comum nos felinos, que costumam ser solitários e não tem costume em lidar com pessoas que não sejam de seu convívio comum.

Saber lidar com um gato bravo é importante para a reversão desse quadro.
Reprodução/ Shutterstock
Saber lidar com um gato bravo é importante para a reversão desse quadro.



Caso o animal se mostre a maior parte do tempo isolado e faça movimentos lentos e limitados ele pode estar com dor. Nesses casos, sempre leve o pet até um veterinário que poderá identificar e tratar o problema.

Gatos são animais extremamente sensíveis ao ambiente, então certifique-se de que ele não está sendo exposto a lugares muito barulhentos ou movimentados. Criar um local de fuga, onde o bichinho pode ir para aproveitar o silêncio e ficar aconchegante pode ser uma boa alternativa.

Veja também:  Dar remédio para gato é muito difícil, mas essas dicas irão mudar sua vida

Lidando com o animal

Faça o gato se aproximar de você

Gritar, ter atitudes violentas ou tentar agarrar o animal quando ele está irritado ou fugindo de você só piorará a situação. A melhor alternativa é estimular o pet a se aproximar de você, criando assim um sentimento de confiança.

Tente atraí-lo com petiscos ou brinquedos e recompense quando ele tomar alguma atitude sociável. Assim, o pet irá associar situações de socialização com conforto e prazer. Tente sempre fazer esse processo no mesmo nível do animal, de forma que ele consiga te observar por completo, e evite movimentos bruscos.

Use terapias alternativas

Existem remédios homeopáticos e florais que ajudem a diminuir o medo, ansiedade e desconfiança do animal. Entretanto eles devem ser receitados e avaliados por profissionais da área; nunca medique o gato por conta própria. Pesquisas indicam que os felinos costumam ficar mais calmos quando estão ouvindo musicas lentas, experimente com o seu gato!

Leia também:  Saiba porque essa gatinha japonesa está sempre zangada

Um gato bravo deve ser punido de forma amena para que sentimentos de ansiedade e medo não sejam acentuados. Em casos extremos, consulte especialistas em adestramento felino, eles poderão te indicar se um adestramento comum será efetivo ou se outras táticas de socialização serão necessárias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!