Muitos bichinhos não aceitam dormir em outro lugar diferente da cama dos tutores, mas esse não é o melhor cenário

É comum muitos tutores deixarem o cachorro dormir na cama com eles e, depois, por motivos diferentes, quererem que o animal se acostume novamente com a própria caminha.

+ Seu cachorro dorme com você? Saiba se a prática é saudável

O cachorro que dorme na cama dos donos precisa ser muito bem educado para não ter problemas comportamentais
shutterstock
O cachorro que dorme na cama dos donos precisa ser muito bem educado para não ter problemas comportamentais

Isso pode acontecer porque o cão se movimenta muito, ronca, acorda durante a madrugada com barulhos ou porque o tutor arrumou um novo companheiro(a). Mas, independentemente do motivo, é possível sim que ele volte a dormir na cama destinada para ele. 

Do ponto de vista do adestramento, o pet dormir com os seus donos não é um problema - isso é uma decisão pessoal, depende do gosto de cada um. Mas, para cães que têm tendência a desenvolver (ou já apresentam) sinais de ansiedade de separação,  recomendamos que não durmam com os seus tutores por um período, para auxiliar na independência desse cãozinho. Nesse caso, é importante para eles terem a presença dos donos em casa, mas não passarem o tempo todo grudados com eles.

Como agir

Para iniciar a transição, é necessário dedicação e talvez uma ou duas noites mal dormidas, mas é perfeitamente possível que ele se habitue a nova rotina. Por isso, dê preferência por iniciar o processo no dia de folga, quando você não precisará acordar tão cedo na manhã seguinte.

Ele precisará primeiro se acostumar com essa caminha. Se ela for nova, ainda com o cheiro do pet shop, forre-a com uma camiseta ou qualquer peça de roupa sua, que ajudará bastante.

Não inicie o treinamento já querendo que ele permaneça a noite toda na caminha. Incentive-o a usá-la em outros momentos primeiro, durante o dia, nos períodos em que ele estiver com você, e depois comece a transição para que ele passe a noite toda lá.

Se o seu cachorro não fica nunca na caminha dele, deixe esse ambiente muito legal, brinque com ele por lá, sente-se na cama com ele, ofereça um petisco e brinque com alguma coisa muito divertida. Certamente, ele associará esse espaço com algo bacana.

Deixe a caminha em algum ambiente onde vocês ficam com frequência, como a sala, e o estimule a ficar lá, sempre que ele o fizer, faça carinho e mostre que você gosta do fato de ele estar lá.

+ Cama para gatos: como escolher a mais adequada para o seu?

Mesmo que a cama para cachorro seja de madeira, plástico ou vime, ela deve ser acolchoada
Reprodução
Mesmo que a cama para cachorro seja de madeira, plástico ou vime, ela deve ser acolchoada


Transição

Depois de seguir essas dicas, quando você for fazer a transição, você pode ir um pouco mais cedo para a cama e ficar deitado lendo um livro, por exemplo. Sempre que o cachorro tentar subir na cama ou quando ele ficar te chamando, você o coloca na cama dele.

Repita isso algumas vezes e quando ele estiver na própria cama, você elogia e conversa com ele. Isso fará com que o animal entenda que recebe atenção enquanto está deitadinho. Como você ainda estará com as luzes acesas, deixe um osso ou um brinquedo recheado para que ele se distraia.

Se ele subir na cama enquanto você estiver dormindo, repita o mesmo processo, levante-se e o coloque novamente na caminha, e elogie quando estiver lá. Não esqueça de tentar fazer essa transição no dia de folga, justamente por essas interrupções no sono.

+ Como escolher a cama para cachorro ideal e onde ela deve ser colocada

Se quiser autorizar algumas vezes que ele suba, não tem problema, só seja claro com o cachorro, o convide para subir ou o coloque na cama, que ele entenderá a diferença de subir somente quando for convidado, mas quando não for, deverá permanecer na própria cama.

Mudanças de hábito não acontecem da noite para o dia. É necessário dedicação e paciência, mas, seguindo essas orientações, principalmente nos casos em que o cachorro acostumado a dormir na cama há muito tempo, todos terão uma boa noite de sono.