O ato de cavar buracos é bastante comum e natural entre os caninos. Algumas raças, inclusive, sentem essa necessidade. Porém, tal comportamento não é regra. Assim, provavelmente isso está mais relacionado a educação recebida do que instintos naturais da espécie. De qualquer forma, se o seu cão constantemente destrói seu jardim, com certeza esse costume está causando vários problemas na casa.

Seu cachorro come chinelo? Entenda por que e saiba como acabar com o problema

Antes de tomar qualquer atitude, é importante conhecer as razões para tal comportamento. São vários os motivos que levam um cão a cavar buracos  e, para que a solução seja efetiva, é preciso saber exatamente porque ele está escavando. 

Antes de tomar uma atitude, é preciso conhecer os motivos que levam um cão a cavar buracos
reprodução shutterstock
Antes de tomar uma atitude, é preciso conhecer os motivos que levam um cão a cavar buracos

Encontrar um lugar fresco 

Principalmente no verão, os cães tendem a cavar buracos para encontrar um local fresco e fugir do calor. A terra embaixo da superfície costuma ser mais gelada, por isso é um ótimo lugar para se refrescar. O problema é que às vezes, bem na área escolhida para deitar, há um canteiro de flores ou grama recém colocada. 

Nesse caso, a solução é bem simples. Prepare um cantinho especial para o cão no jardim, de preferência na sombra. Compre uma casinha, coloque-a num ambiente fresco e ponha lá dentro tudo que ele mais gosta. Não se esqueça de deixar sempre água disponível próximo da casa. Com o tempo ele não sentirá mais necessidade de cavar para se refrescar. 

Outra dica é permitir que o pet passe mais tempo dentro de casa, principalmente durante as horas mais quentes. A residência é sempre mais fresca do que no jardim, então crie um cantinho especial também no interior da casa e deixe-o lá na parte da tarde.  

Procurar um lugar cômodo para deitar

Bem parecido com o anterior, mas nesse caso o pet cava para encontrar um local cômodo para deitar e não se refrescar. Como a terra é fofa, faz sentido eles enxergarem esse ambiente como algo confortável. Tal comportamento é comum entre cães que vivem em lugares duros e frios.

A solução aqui se assemelha a anterior. Construa um ambiente aconchegante próprio para o pet. Se ele já tem uma casinha, torne-a mais agradável forrando com mantas ou almofadas. Coloque os brinquedos dele lá e o estimule a passar mais tempo no seu cantinho. Você pode também deixá-lo ficar em casa. Lá dentro é tudo mais quente e confortável, além de ter a sua companhia e atenção. 

Esconder comidas e brinquedos

É bastante comum os cachorros esconderem seus brinquedos ou comidas debaixo da terra para garantir que não perca ou ninguém ache. Esse comportamento é totalmente instintivo, porém se vê menos em animais que passam mais tempo dentro de casa. Nesse caso, os pets irão esconder seus pertences debaixo do tapete ou no meio dos cobertores. 

O cachorro está latindo demais? Saiba como educá-lo corretamente

Mas, se o seu cachorro normalmente tem esse costume, existem alguns meios para evitar que ele os enterre. Na hora de entregar o objeto, mantenha-os amarrado numa corda. Assim, ele não conseguirá levá-los até a terra. Para que não se enrosque no fio, pendure a peça de modo a não encostar no chão. Siga essa dica até o animal perder o comportamento.

A mania do cachorro fazer buracos no jardim pode ter várias explicações
shutterstock
A mania do cachorro fazer buracos no jardim pode ter várias explicações

Perseguir coisas ou outros animais

O olfato dos caninos é muito apurado, então, sempre que sentir algum odor que chame sua atenção, irá atrás investigar. Às vezes ele pode estar perseguindo um animal, em outras situações é apenas algum objeto perdido. Nesse caso, certifique-se que não existem bichos de toca que vivam pelo ambiente ou peças que alguém deixou perdido pelo jardim. 

Se houver animais no ambiente, fique responsável por espantá-los da maneira correta. Assim, evitará que o cão continue perseguindo-os e até mate-os. Em relação a objetos perdido só é preciso ter mais atenção e cuidado.

Passar o tempo, gastar energia ou chamar sua atenção

Pets com baixos níveis de atividade física ou que passam muito tempo sozinhos tendem a procurar modos de brincar ou, pelo menos, chamar sua atenção. Escavar a terra é uma dessas maneiras, pois é uma brincadeira legal e que distrai. 

A solução nesse caso é bastante simples: brinque e dê atenção ao seu bichinho. Proporcione-lhe companhia e atividades para não se sentir mais sozinho, entediado e com energia acumulada.

Lembre-se de reservar um tempo do seu dia para brincar com ele, como escondendo petiscos no jardim para ele encontrar, lançando objetos para que ele busque ou apenas permitindo que entre na casa e passe uma tarde recebendo carinho.

Com brincadeiras e atenção você começará a modificar seu comportamento de maneira positiva. Ao longo do tempo ele não sentirá mais a necessidade de cavar e seu jardim permanecerá intacto.

Instinto da raça

Algumas raças cavam porque é da sua natureza, como aquelas desenvolvidas para perseguir animal de toca. Nesses casos, não tem como evitar esse comportamento porque faz parte da do seu instinto. É possível redirecioná-lo, mas não eliminá-lo completamente. 

Saiba como adestrar o cachorro para que ele dê a pata

Uma dica é brincar bastante com o animal para gastar toda a energia. Dessa forma, ele ficará cansado e não sentirá vontade de escavar. Permita também que ele passe mais tempo dentro de casa e ao seu lado. O ato de receber carinhos e estar num ambiente diferente pode fazê-lo esquecer do seu instinto. 

Outras dicas para evitar que o cão cave buracos

Torne o ato de cavar desagradável

Se o cão gosta de cavar em locais específicos, você pode colocar as fezes dele lá dentro antes de fechar o buraco. É praticamente certo que ele deixará de cavar naquele lugar. Aos poucos você irá minando todos as áreas preferidas. 

Permitir que o cão passe mais tempo dentro de casa é uma dica que funciona na maioria das vezes
reprodução shutterstock
Permitir que o cão passe mais tempo dentro de casa é uma dica que funciona na maioria das vezes

Adapte o jardim

Em vez de sempre arrumar o jardim quando aparece um novo buraco, você pode adaptá-lo à presença canina. Pequenas alterações podem evitar muita dor de cabeça e o estresse na casa. Colocar pedras, cercas e telas nos locais mais escavados é uma solução. A paisagem continuará a mesma, e o cão não irá mais destruir a terra.

Porém, como cavar é um instinto natural, é interessante construir uma caixa de areia no jardim e deixar reservada para o animal se divertir. 

Cachorro bagunceiro: Saiba como lidar com esse temperamento

Brigue na hora certa

Uma bronca só é efetiva se for dada no momento em que o cão estiver cavando. Se você fizer isso depois, o pet não irá entender porque está gritando com ele. Então, na hora de brigar, seja firme e duro. Se preciso, jogue um pouco de água nele ou faça um ruído que o assuste, por exemplo. Jamais fale normalmente ou carinhosamente, pois o pet pode gostar dessa atenção e não deixar de cavar buracos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!