Se você tem um gatinho já deve ter se deparado com animais mortos pela casa. De vez em quando ele aparece com um rato, uma barata, um passarinho ou até mesmo um coelho e deixa aos seus pés como se fosse um presente. Apesar de ser um comportamento estranho, possui uma explicação para ele. 

Cansada de ter seus presentes recusados pelo dono, gata inova e surpreende

Para entender a origem desse costume de dar presente , é preciso voltar ao passado, antes desses animais serem domesticados. Os gatos, como todos os felinos, são caçadores naturais. Toda a sua anatomia foi desenvolvida para caçar: garras retráteis, dentes afiados, patas macias - andam sem fazer barulho - visão noturna, agilidade e flexibilidade. Todas essas características, unidas a suas habilidades, tornaram os bichanos ótimos em capturar outros animais. 

O gato domesticado herdou dos seus antepassados o instinto da caça
reprodução shutterstock
O gato domesticado herdou dos seus antepassados o instinto da caça

Para que os filhotes adquiram a capacidade de caçar e procurem alimentos sozinhos, as mães os ensinam ainda jovens. Primeiro, elas trazem animais já mortos para os filhos comerem, depois apenas capturam e deixam que os pequenos matem a caça. Aos poucos os filhotes entendem o caminho para conquistar o próprio alimento. Esse ensinamento vai passando de geração em geração, sendo observado em todos os felinos do mundo. 

O pet está arisco? Saiba como lidar com um gato bravo

Mas porque meu gato domesticado continua caçando?

Diferente dos outros animais com garras, os gatos foram domesticados. Eles começaram a viver entre os humanos há cerca de 10 mil anos. Por esse motivo, os donos podem achar estranho o ato de trazer animais mortos estar relacionado a instintos antigos. Porém, na verdade, 10 mil anos é pouco tempo quando se trata de evolução de uma espécie. 

O presente do seu gato na verdade é ele tentando te ensinando a caçar
reprodução shutterstock
O presente do seu gato na verdade é ele tentando te ensinando a caçar

A grande maioria dos gatos tem muitas características dos seus antepassados, e caçar animais é uma delas. Hoje em dia eles não comem a presa e às vezes nem matam, seu desejo é apenas passar os ensinamentos de filhote para quem ele se importa: você. 

12 vezes que os pets foram flagrados fazendo coisas erradas

Sempre que ele largar animais pela casa, saiba que está agindo como professor ou "protetor". Como viveu muito tempo com você, já percebeu que não tem o costume de caçar, então deseja te ensinar o que a mãe o ensinou. Assim, da próxima vez que aparecer com um presente, lembre-se que o bichano só que seu bem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!