A adaptação de dois cães em um mesmo ambiente pode ser algo muito complicado, mas existem alguns passos para melhorar a relação

As relações sociais entre os cães  são baseadas em hierarquia. Eles vivem em matilha e toda a matilha tem o seu líder. Por isso, se houver mais de um cachorro na casa, a cena da briga de cães pode ser bem frequente. Eles estarão disputando pela liderança do território. Como evitar então uma atitude tão natural deles?

A briga de cães pode acontecer quando dois animais disputam pelo mesmo território
Reprodução
A briga de cães pode acontecer quando dois animais disputam pelo mesmo território

É necessário tomar algumas precauções para minimizar o estresse e tentar prevenir a briga de cães . Se você já tem um peludo e vai introduzir um novo cão em sua casa, uma apresentação amistosa ente dois animais que não se conhecem e vão morar juntos é o primeiro passo. é importante que esse vento aconteça em um local neutro, de preferência sem muito barulho ou estímulos no entorno, como em um parque, por exemplo. Os animais devem estar contidos em suas guias, cada um conduzido por uma pessoa. Na sequência, a aproximação deve acontecer aos poucos, observando bem os sinais emitidos por eles.

Caso eles apresentem algumas atitudes, como lamber a boca, manter os pelos eriçados , olhar fixamente, virar a cara, manter o rabo ereto e sem movimento, há o risco de um ataque, então, a aproximação deve ser abortada imediatamente.

Recompensar e valorizar os comportamentos desejados é importante: se o cão, mesmo já tendo visto o outro, continuar em uma posição tranquila, ele deve ser elogiado e bastante recompensado com petiscos que ele goste. Se tiver certeza de que ambos estão relaxados, é possível permitir que eles se aproximem e se cheirem, pois é a partir daí que iniciarão essa relação.

via GIPHY


Algumas dicas:

- Na dúvida, contrate um profissional habilitado, pois, caso você não saiba interpretar os sinais apresentados por ambos os cães e/ou se um dos animais não souber interpretá-los, uma briga pode acontecer.

- Tome muito cuidado ao oferecer ou deixar disponíveis objetos que podem ser disputados pelos cachorros. Sempre ofereça os passatempos sob supervisão primeiro.

- Sempre que os dois estiverem no mesmo ambiente, faça muita associação positiva, como, por exemplo, coloque um pano com o cheirinho do outro próximo ao pote de ração.

 - Para evitar a briga de cães opte por um adestramento básico , com o qual o peludo vai aprender limites e comandos de obediência, o que é um ótimo recurso para manter a boa convivência entre você e seus pets.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.