Um cachorro da raça perdigueiro , com um faro apurado e bem treinado, pode detectar uma pessoa infectada pelo novo coronavírus (Sars-coV-2)? Pautados nas alterações do odor corporal que acontecem quando alguém adoece, pesquisadores tentam provar que sim, é possível.

Leia também: Marco zero da Covid-19, Wuhan veta consumo de animais selvagens

cães podem auxiliar na subnotificação do novo coronavírus
Visualhunt
cães podem auxiliar na subnotificação do novo coronavírus

Detectar essa alteração pode ser uma forma de diagnóstico precoce de muitas doenças, não só da Covid-19 , mas isso tudo ainda é muito sutil e precoce.

Leia também: Enfermeiro choca ao mostrar efeitos do tratamento de Covid-19

Atualmente, pelo menos sete centros de pesquisa anunciaram quase que simultaneamente o início de estudos que têm como objetivos treinar cães para detectar, pelo olfato, pacientes com o novo coronavírus .

Eles serão desenvolvidos no Canadá, na Alemanha, na Noruega, nos Emirados Árabes, na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Na França, que promete resultados ainda para este mês, o estudo corre sob a coordenação da Escola de Veterinária de Alfort, em parceria com bombeiros das proximidades de Paris, e envolve oito cães habituados a farejar vítimas em desabamentos.

No Reino Unido a pesquisa é comandada pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e pela Universidade de Durham, com participação da ONG Medical Detection Dogs.

O instituto é o mesmo grupo que publicou um estudo no qual dois cães —o vira-lata Lexy e a labrador Sally— identificaram com 82% de precisão se as meias que farejavam tinham sido usadas por crianças infectadas ou não por malária.

Leia tambén: Médico adia aposentadoria para atuar na pandemia e morre de Covid-19

Ainda não se sabe se a Covid-19 tem um cheiro característico, mas como outras doenças respiratórias comprovadamente alteram nosso odor corporal, pesquisadores acreditam que há uma boa chance de isso acontecer também com o coronavírus . Caso dê certo, os cães serão um novo auxílio contra a subnotificação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!